O que era previsto agora virou lei, com aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Iporá terá Colégio Militar. Anuncia o prefeito Naçoitan Leite. Antes, anunciado pelo Comandante Geral da Polícia Militar de Goiás, Coronel Divino Alves, no mês de abril, exatamente no dia 28, durante solenidade no 12º BPM-GO e logo após em sala da Assego (Associação dos Subtenentes e Sargentos de Goiás / PM – BM. Quando o coronel Divino Alves, disse que esse é um ato de reconhecimento do Estado para com a cidade, no qual proporcionará um ótimo serviço de ensino para população. Disse ele, “não tenha dúvidas de que estamos aqui dispostos para realizar essa missão com muito afinco e, assim, possamos garantir mais educação e segurança a todos”.
Sendo assim, foi aprovado pela Assembleia Legislativa, em votação definitiva o Projeto de Lei sob o nrº 3448/2017, criando mais 10 Colégios Estaduais da Polícia Militar do Estado de Goiás (CEPMGs) e a cidade de Iporá foi de fato contemplada com a criação desta instituição no município.
Além de IPORÁ, mais 09 cidades goianas foram contempladas: Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Padre Bernardo, Pires do Rio, Planaltina, Rio Verde, Rubiataba e Santo Antônio do Descoberto. O Projeto de lei de autoria do Governo do Estado, foi aprovado nesta terça-feira, 03/10, em definitivo no plenário da Assembleia Legislativa. Pelo projeto, as unidades irão funcionar em colégios estaduais já construídos, que serão selecionados pela Polícia Militar, em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com a integração dos estudantes e comunidade local para definição de melhor lugar.
O Governo Estadual, prevê que o impacto orçamentário-financeiro previsto, é de cerca de R$ 1,3 milhão em 2017 e R$ 5,4 milhões para cada um dos exercícios de 2018 e 2019. O prefeito Naçoitan Leite, pretende em parceria com a PM, Seduce, para juntos realizarem audiência pública, a fim de ouvir opinião de toda a população e comunidade escolar, já que um dos diferenciais das escolas militares é a busca pela melhoria do ensino com a participação efetiva do povo, na tentativa de identificar e resolver problemas educacionais.
Modelo de ensino: (O conteúdo curricular das unidades militares distingue-se pela oferta de matérias como Cidadania e Civismo, ministradas por militares que ensinam a disciplina do dia a dia e valores humanos).
O prefeito ressalta, que esse é o investimento na educação militar que tanto se almejava ao município. Disse ele também que “é muito bom ver nossa cidade crescendo, em todos os sentidos. Esse colégio é um desejo grande por aqui e garantirá a educação de muitos filhos, não só de militares, mas de todos que desejam ter seus filhos nesta instituição”, falou Naçoitan