Cinco mil reais em prêmio e mais uma viagem internacional (Chile), com direito a acompanhante, é o prêmio que a merendeira de Iporá, Osmarina Pereira Assini, ganhou ontem, quinta-feira, 28, em Brasília, no Ministério da Educação. O Oeste Goiano já tinha divulgado que ela era finalista. Acabou sendo a vencedora do Centro-Oeste em concurso da merenda escolar. Apresentou a receita da torta de batata doce com peixe. Segundo ela, que há 10 anos é merendeira em Iporá, na Escola Estadual Vereador Antônio Laurindo (Conjunto Águas Claras) a receita foi uma adaptação que deu certo. “Uni o útil ao agradável, nós tínhamos ganhado um monte de batata doce e adaptei a receita. No lugar do açúcar da torta, coloquei a batata doce.”
Ela não imaginava que um velho hábito na cozinha a levaria tão longe. Ela, que nunca foi de se acomodar com a falta de algum ingrediente e se acostumou a substituir uma coisa por outra para criar novas iguarias, é uma das 15 finalistas do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar.
Apoios à Osmarina
O Subsecretário, Professor Jeronimo Martins de Brito Neto, tomando conhecimento e acreditando na relevância, de, por meio deste concurso, valorizar o papel das merendeiras na promoção da alimentação escolar, bem como no desenvolvimento de atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), nas Unidades Escolares, atribuiu a Técnica em Alimentação Escolar da Subsecretaria de Iporá, Professora Eunice de Sousa Costa Almeida (Pedra), a responsabilidade de divulgar, incentivar e acompanhar todo o processo necessário para inscrição das merendeiras da Regional de Iporá.
De braços abertos, o Diretor da Escola Estadual Vereador Antônio Laurindo, Professor Alcides Bernardino e a Supervisora da Merenda Escolar da Unidade Escolar, Valéria Mateus Isac, conquistaram o interesse da Senhora Osmarina Pereira Assini em participar. Ela teve todo apoio para participar com sua receita. Agora, estão todos vibrando com o resultado vitorioso em favor da iporaense.
Osmarina ao lado do Ministro da Educação, Aluísio Mercadante
Osmarina foi homenageada pela grande conquista