Semana que vem é de retorno às aulas. Osório tem seu jeito de acolher
Está anunciado para a próxima segunda-feira, dia 21, o retorno das aulas na maioria das escolas. Dentre estas, as da rede estadual de ensino.
Mesmo sem uma coordenação regional de ensino escolhida em caráter definitivo, a organização prevalece, no cumprimento de um calendário escolar que já estava definido.
No Centro de Ensino de Período Integral – CEPI – Osório Raimundo de Lima, a metodologia de acolhimento dos estudantes no CEPI Osório possui uma dinâmica um pouco diferenciada.
Esta atividade acontece em dois momentos distintos sendo:
No dia 21/01 Segunda feira – Acolhimento e aula apenas aos estudantes novatos;
E a partir do dia 22/01 – Seguimos com o fluxo de aula normal a TODOS os estudantes matriculados.
A direção deste estabelecimento afirma que conta com a compreensão de todos, e desde já agradece aos envolvidos na atividade da escola.
A nível de Estado, a nova secretária de educação, Fátima Gavioli, está tomando atitudes que considera inovadoras. De olho no início do ano letivo, a secretária iniciou esta semana de trabalho com agenda externa. Na manhã de segunda-feira, 14, ela visitou a Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte (Crece) de Goiânia, no Setor Oeste, para acompanhar de perto os últimos preparativos visando o dia 21 de janeiro, primeiro dia de aula de 2019.
Fátima foi recebida pelo coordenador regional, Azésio Barreto, e fez questão de conhecer a estrutura da unidade, cumprimentar os servidores e conversar sobre os planos para este ano que, conforme lembrou, contará com Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Durante conversa com os tutores educacionais, a titular da Seduce frisou a importância do planejamento para o ano letivo. Segundo ela, apesar de ser líder do Ideb, Goiás ainda tem muito a crescer e isso só será possível com empenho coletivo. Também comentou sobre a parte administrativa da Secretaria, que deve passar por enxugamento de pessoal, tendo em vista o quadro econômico do Estado.
Azésio classificou a visita da secretária como importante e motivadora. “É gratificante recebê-la pessoalmente e saber como se importa com cada processo da Educação, desde o administrativo. Tudo aqui é pensado pelo bem da escola, dos alunos e da comunidade em geral”, disse. “Estamos abertos às mudanças que virão e somos parceiros da secretária Fátima nesse processo”.