Foram conclusas as inscrições para alunos da segunda fase do ensino fundamental e médio, professores e escolas da rede pública e particular que desejaram participar da 2ª Olimpíada de Matemática de Iporá – OMI 2017.
As inscrições da Olimpíada de Matemática de Iporá (OMI) resultaram em um total de 434 alunos e 36 professores inscritos de 22 escolas de Iporá e outras cidades.
Iporá teve 16 escolas inscritas, São Luiz de Montes Belos 2 escolas inscritas, e outras cidades participam com uma escola cada: Arenópolis, Caiapônia, Israelândia e Hidrolândia. Das 22 escolas inscritas, 14 são estaduais, 4 particulares, 2 municipais e 2 federais.
O nível que mais recebeu inscritos foi o ensino médio, com 157 alunos. No nível de ensino fundamental para alunos de 6ª e 7ª séries recebeu 138 inscritos, enquanto o nível fundamental para 8ª e 9ª séries teve 139 alunos.
As provas da OMI 2017 serão aplicadas no dia 02/09/2017 em fase única. Os melhores colocados em cada nível (alunos, professores e escolas) receberão certificados e medalhas (ou troféus, apenas para as escolas) durante a cerimônia de encerramento da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IF Goiano – Campus Iporá.
A comissão organizadora lembra também que o ano de 2017 é especial para a área de Matemática, pois o Brasil instituiu a lei “Biênio da Matemática 2017 – 2018 Gomes de Sousa”. Nesses dois anos, o país realizará diversos eventos a nível nacional e internacional, desses listam-se a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) da qual o Brasil será sede nesse ano e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) no próximo ano, o qual também sediará.
Logo, a OMI objetiva descobrir novos talentos da Matemática e trabalha-los para participar dessas competições e de outras a nível regional, estadual, nacional e internacional.