Matheus Fernandes, aluno em Iporá da Escola Municipal Valdivino Ferreira, está na final das Olimpíadas de Língua Portuguesa, que é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.
A equipe gestora da Escola Valdivino Ferreira está orgulhosa de seu aluno, ciente de que a leitura e a escrita são importantes na formação dos sujeitos. Incentivar a produção textual e o hábito da leitura são cruciais no processo de ensino aprendizagem. Com o intuito de estimular tais práticas é que surgiu a Olimpíada de Língua Portuguesa. Na Olimpíada os alunos de escola pública participam de um concurso em que textos de diversos gêneros são avaliados, com o tema: “O lugar onde vivo”.
Os discentes da Escola Valdivino Silva Ferreira, sob a orientação da professora Marília Alves de Oliveira Magalhães tiveram acesso a diversos exemplos do gênero “ Memórias Literárias”. A partir disso, realizaram entrevistas com pessoas da comunidade e por fim, colocaram no papel tudo o que foi experienciado. Assim, as histórias ouvidas se transformaram em histórias eternizadas por meio da arte da escrita.
O texto “Memórias de uma gata borralheira” foi o escolhido. A produção do aluno Matheus Fernandes do 7º ano da Escola Municipal Valdivino Silva Ferreira, passou por uma comissão julgadora escolar, posteriormente pelas comissões: Municipal, Regional e Estadual.
Com orgulho de direção e todos da escola, o aluno chegou até a final e dia 09 de dezembro se saberá quem será o grande vencedor. Contudo, só pelo fato de estar entre os 38 de todo país, já é motivo suficiente para celebrar a sua vitória, pois confirma o quanto a escrita pode ser um vínculo que conduz a realização de sonhos e de reconhecimento social.
O aluno Matheus Fernandes diz que “ Ter participado da Olimpíada de Língua Portuguesa permitiu aprimorar seus conhecimentos sobre a escrita e literatura, deu a ele oportunidade de viajar para São Paulo. Está imensamente feliz por ter sido classificado para a final e ter ganhado a medalha de prata superou todas as suas expectativas. ”
A equipe da Escola Municipal Valdivino Ferreira parabeniza o aluno Matheus Fernandes e está na torcida para mais uma vitória!