IF Goiano tem medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática
Eduarda Silva é medalha de bronze e os demais receberam menção honrosa (Cassio Soares Ribeiro, Clara Allicia Rosa de Souza, Douglas Ribeiro Alves Mendes, João Vitor Martins Barros, Julia de Oliveira Silva, Kleiver Rodrigues Domingues, Maria Eduarda Gonçalves Nogueira, Millena Menezes Martins e Vinicius Hiroshi Souza Miwa)
A estudante Eduarda Silva, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Iporá conquistou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além dela, outros nove alunos do campus receberão menção honrosa pelo bom desempenho na competição.
Eduarda é estudante do terceiro ano do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio. A aluna disse que gosta de matemática pelo potencial que oferece de desenvolver o raciocínio lógico. “A matemática tem uma linguagem não convencional, que não usamos no dia a dia, mas a partir do momento em que a gente começa a compreender e resolver os exercícios, torna-se muito interessante”, comentou.
A aluna disse ainda que apesar de gostar de matemática, tem muito interesse em conhecimentos “não-exatos”, como é o caso das Ciências Humanas, e que por isso ainda não decidiu o curso superior que fará depois do ensino médio. Além da medalha, Eduarda poderá receber bolsa de iniciação científica em 2017 para fazer estudos avançados em matemática de forma simultânea ao curso de graduação que escolher.
A OBMEP é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A competição acontece em duas fases: em junho aconteceu a prova objetiva, que classificou os estudantes com as melhores notas para a segunda fase, composta de prova discursiva e realizada em setembro.