A profissionalização em Iporá, no que diz respeito a qualificação com instrução superior, nos últimos 10 anos (entre 2004 e 2014) teve um grande aumento no número de estudantes universitários. Atualmente, a cidade tem 1.286 alunos que estão fazendo curso superior, em diferentes períodos.
No ano de 2004, quando somente a Universidade Estadual de Goiás (UEG) ministrava cursos superiores em Iporá, eram 1.109 estudantes em cursos de Letras, Ciências, História, Geografia e Biologia, com foco na formação de professores. Antes de 2006 o número de alunos era maior pois funcionava o Projeto Emergencial de Licenciatura Plena em Parceladas. Se excluirmos o sistema de parceladas, o número de universitários daquela ocasião era pequeno.
Em 2005, teve início o funcionamento da Faculdade de Iporá (FAI). Este estabelecimento particular de ensino superior veio, ao longo do tempo ampliando o oferecimento de cursos. Atualmente, são 615 alunos dos cursos de Administração, Engenharia de Produção, Ciência da Produção, Pedagogia, Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e de Engenharia Civil que chegou com entusiástico aplauso da comunidade regional.
O Câmpus Iporá do Instituto Federal Goiano, que já está formando suas primeiras turmas, veio em seguida, ampliando ainda mais as oportunidades de aprendizados de cursos superiores. Atualmente são 316 alunos nos seus cursos superiores, sendo a Agronomia com 71; Química com 74; Agronegócio com 84 e Análise e Desenvolvimento de Sistemas com 87 alunos. O Câmpus ainda espera neste 2015 a matrícula de alguns alunos pelo processo seletivo para vagas remanescentes.
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) atualmente tem 355 alunos. A UEG não tem ampliado cursos. Ultimamente, fala-se na possibilidade de vinda do curso de Direito para Iporá.