Cento e cinquenta escolas da rede pública de Goiás ganharam o Prêmio Leia. Dentre estas, escolas da região foram brindadas com o prêmio. O prêmio foi instituído pela Lei 21.073, de 9 de agosto de 2021 e é no valor de 80.000 mil reais por escola, para investirem em melhorias em prol da alfabetização na idade certa.
O Prêmio Leia é mais uma ação do Programa AlfaMais Goiás que ocorre através da efetivação do regime de colaboração entre estado e município. Para a Assessora Pedagógica da CRE Iporá Meirilene Dias o Regime de Colaboração representa um avanço nas ações de políticas públicas da educação básica do estado e o Prêmio Leia é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho das escolas que buscam garantir a alfabetização das crianças na idade certa.
Quatro Escolas foram premiadas: Escola Municipal Maria Cândida de Jesus, do município de Caiapônia, e três de Iporá: Escola Municipal Vereador Antônio Laurindo, Escola Municipal Joaquim Berto e Escola Municipal Jorcelino Alves Barbosa.
No dia 14 de junho haverá a cerimônia de premiação destas escolas no Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia. Participarão deste evento as Equipes Gestoras e professores das escolas premiadas, Secretários Municipais de Educação, Prefeitos, as equipes municipais e regionais do Programa AlfaMais Goiás e Coordenadores Regionais de Educação.
A Coordenadora Regional de Educação, Regiane Cândido ressalta que o processo iniciou com a adesão dos prefeitos ao programa e efetivou com o engajamento das equipes escolares. Considera que o processo formativo das equipes regionais, municipais e professores da Educação infantil, de 1º e 2º anos do ensino Fundamental é de grande importância para que as estratégias de sala de aula promovam a alfabetização completa de nossos alunos na idade certa. Parabeniza as equipes municipais e escolares pela meta alcançada que resultou na premiação.,