Noticia o site do IF Goiano Câmpus Iporá (ifgoiano.edu.br/ipora) que ultimamente houve encerramento de curso para os alunos da primeira turma de graduação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Câmpus Iporá. Alunos de Licenciatura em Química apresentaram seus trabalhos finais e compartilharam experiências de estágio supervisionado. A colação de grau está prevista para março de 2015.
Na noite da segunda-feira, 1º de dezembro, ocorreu a socialização das vivências e atividades realizadas durante o estágio supervisionado. Por ser um curso de Licenciatura, ou seja, de formação de professores de Química, o estágio supervisionado é obrigatório e realizado em escolas da educação básica (ensino fundamental e médio), a partir da metade do curso.
De acordo com o professor Marlúcio Tavares, que é coordenador adjunto de estágio supervisionado, “o estágio permite vivenciar e aprender a lidar com situações cotidianas no ambiente escolar, especialmente as atividades de ensino em sala de aula”.
O professor explicou que durante o estágio os alunos realizam três tipos de atividades: observação de aulas e atividades pedagógicas realizadas na escola; semi-regência, que inclui uma série de práticas pedagógicas, como a elaboração e execução de projetos temáticos e interdisciplinares de ensino, apoio ao professor regente em sala de aula, realização de oficinas e atividades de monitoria, entre outras; e regência, que são as atividades realizadas em sala de aula, em laboratório ou em outros espaços, como professor regente da turma.
Durante o evento, os alunos trocaram informações, compartilharam experiências e falaram das dificuldades. “Foi um importante diálogo entre alunos, professores e coordenadores, que nos permitirá melhorar as condições e a condução do estágio nos próximos anos”, comentou o professor Alécio Rodrigues, que foi coordenador do curso até o início de 2014.
Também ao longo da semana, 11 alunos da turma apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso, que abordaram, em sua maioria, o ensino de Química. “Alguns desses trabalhos já têm recebido prêmios e foram desenvolvidos por alunos que estão em projetos de iniciação científica e de iniciação à docência”, comentou a professora Ariadne Carvalho, atual coordenadora do curso.
De acordo com ela, apesar de a turma não ser numerosa, os alunos se envolveram muito com as atividades do curso. Para ela, um dos pontos fortes do curso está nos projetos de extensão: “Existe um trabalho muito importante com a comunidade, por meio dos projetos de extensão, que possuem ampla participação dos alunos e professores”, comentou a coordenadora, citando como exemplos projetos como Deu a Louca na Química, que oferece aulas de reforço de Química para alunos do ensino médio da rede pública, a Feira das Profissões, que trouxe estes alunos para conhecer os cursos e a estrutura do câmpus e o Show da Química, uma série de experimentos realizados em diversos eventos não-acadêmicos.
Segundo a professora, alguns dos alunos já estão atuando como professores e monitores em escolas públicas e outros pretendem ingressar em programas de mestrado. “Independentemente da ocupação que terão, são alunos muito bem formados, seguros, desinibidos e empenhados”, conclui.
Reconhecimento de curso
O curso de Química do Câmpus Iporá recebeu recentemente o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Em novembro, representantes do MEC estiveram no câmpus conhecendo as instalações e avaliando planos de ensino, currículos dos professores, projetos de pesquisa e extensão, organização e participação em eventos, entre vários outros aspectos.
“O curso está começando, então temos muito o que melhorar, mas já temos uma boa estrutura básica e vários projetos importantes”, avaliou a coordenadora do curso.