O professor Dr. João Paulo de Paula Silveira, docente e pesquisador do curso de História da Unidade Universitátria de Iporá da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS-UEG), é autor de um estudo recentemente publicado no último volume do Annual Review of the Sociology of Religion, da editora europeia Brill.
Intitulado “Japanese New Religions during the Pandemic: a study on Seicho-no-Ie and Shinsokan Meditation in Brazil”, o estudo faz parte do dossiê “The Sociology of Yoga, Meditation, and Asian Asceticism”, editado pelos pesquisadores Dr. Lionel Obadia (Université Lumière Lyon 2) e Dr. Vicenzo Pace (Università di Padova). A publicação, referente ao ano de 2023, busca contribuir para o entendimento das dinâmicas religiosas em tempos de crise global.
O autor ressalta que, durante a pandemia, a nova religião japonesa não adotou a postura negacionista praticada por outros grupos e promovida por líderes religiosos que aderiram às teorias conspiracionistas vigentes naquele contexto. Por esse motivo, suas atividades religiosas passaram a ocorrer online, destacando-se a meditação Shinsokan e as orações diárias e ao vivo em favor daqueles que buscavam a cura. Como aponta o autor, a Seicho-no-Ie, como outros grupos religiosos, entre eles espíritas, representa a si mesma como uma religião em afinidade com o pensamento científico.
Ao enfatizar a relevância do estudo, João Paulo destaca a importância de sua origem regional, enfatizando que toda a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma universidade pública situada no interior goiano.
A 14ª edição do Annual Review of the Sociology of Religion pode adquirido por meio deste link.
Sobre o pesquisador
João Paulo de Paula Silveira – Doutor em Sociologia das Práticas e Representações Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2016). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2006) e mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2008). Possui experiências em Sociologia das Religiões, com ênfase em Novos Movimentos Religiosos e espiritualidades contemporâneas. Possui experiência na área de História, com ênfase em História das religiões. Entre Agosto de 2014 e Junho de 2015 foi Visiting Scholar (Capes) no Department of Sociology and Legal Studies na University of Waterloo, Canadá. Atualmente, é docente do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás – UnU Iporá e docente do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Morrinhos.
(Comunicação Setorial|UEG)