Ocorreu na última quinta-feira, primeiro de fevereiro, a entrega das medalhas dos estudantes vencedores da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), edição 2023, na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. E pela primeira vez, cinco estudantes montebelenses foram premiados: dois medalhistas de ouro e três medalhistas de prata.
Para quem não conhece, a ONC é um evento nacional organizado pela Universidade Federal do Piauí e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com diversas instituições científicas do país. Criada em 2016, essa olimpíada tem por objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das CIÊNCIAS NATURAIS dos estudantes brasileiros, que podem se inscrever e participar gratuitamente, desde que sigam as normas do edital e que sejam supervisionados por uma equipe de professores da escola em que estudam.
Os estudantes medalhistas participaram da ONC no ano passado, representando a Escola Municipal Cristiano Carlos Friaça, da rede municipal de ensino montebelenses, uma das poucas escolas públicas do interior goiano, e a única de São Luís de Montes Belos, que participou da olimpíada, uma das mais complexas do país.
De acordo com os organizadores da ONC em Goiás, dos mais de 100 mil estudantes que participaram ano passado, apenas cerca de 500 foram premiados. A nível nacional, dos mais de 4 milhões participantes, cerca de 20 mil foram premiados.
Para o servidor Alex Rios, professor de Ciências da Escola Municipal Cristiano Carlos Friaça e coordenador da equipe da escola que participou da ONC, “esse resultado exitoso é fruto de meses de dedicação, preparo e comprometimento dos estudantes, além da colaboração e apoio da direção e coordenação escolar”.
Além dos cinco estudantes medalhistas, compareceram na solenidade outros estudantes que participaram da ONC, professores e pais. O professor Alex Rios também recebeu um certificado da reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira de Lima, em reconhecimento pelo destaque junto a Olimpíada Nacional de Ciências.