Ao longo das últimas semanas, Madalena Freitas, docente e pesquisadora do Curso de História da UEG Câmpus Iporá, realizou trabalhos de campo e palestras na Universidade Pedagógica de Moçambique, África.
No dia 26 de julho, a docente proferiu a conferência “Os dilemas da educação no Brasil” aos acadêmicos da cidade de Maputo, a capital do país. No dia 29, foi proferida a palestra “Memória, Tradição e Culturas Negras no Brasil” aos acadêmicos da cidade de Nampula, situada há cerca de mil quilômetros da capital. De volta à Maputo, a docente apresentou o resultado de suas pesquisas sobre as Congadas.
A docente, que na ocasião representava o Curso de História, participou também de visitas às comunidades locais e às escolas daquele país com o objetivo de trocar experiências e levantar dados para sua pesquisa. Segundo a docente, seu trabalho no continente africano representa a possibilidade de oferecer à comunidade do Oeste Goiano e aos docentes do Curso de História uma formação ampla e vívida que supera os limites culturais impostos pelo viés eurocêntrico.
Madalena Freitas falou à TV Miramar de Moçambique. Sua entrevista pode ser conferida no link: