A comissão organizadora da 3ª Olimpíada de Matemática de Iporá – OMI 2018 divulgou os locais onde serão aplicadas as provas no dia 01 de setembro. Todos os candidatos farão o exame no Campus Iporá em salas que podem ser conferidas no site da OMI (ifgoiano.edu.br/omi).
Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 12:45; e as provas serão aplicadas a partir das 13:00. Nesta edição da OMI estão inscritos 410 alunos e 31 professores de 17 escolas de Iporá e região.
O candidato deverá levar no dia do Exame:
– Caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto e borracha.
– O professor deverá apresentar documento válido de identificação com foto para acesso à sala.
– O aluno deverá apresentar documento válido de identificação com foto ou Certidão de Nascimento ou Declaração de matrícula de sua unidade escolar para acesso à sala. Para o aluno será aceito como documento de identificação carteirinha de estudante com foto.
– Será permitido o ingresso de garrafas transparentes de água e lanches.
Atenção:
1. A confirmação do local onde realizará o Exame será de inteira responsabilidade do candidato.
2. O candidato deverá, obrigatoriamente, realizar o Exame no local determinado pela comissão organizadora da OMI 2018.
3. O documento de identidade que o candidato apresentar no dia do Exame deverá estar em boas condições de visibilidade, de modo a possibilitar a conferência da foto, da assinatura e dos demais dados.
4. Não serão aceitos, para os professores, cópias reprográficas (xerox), autenticadas ou não-autenticadas, dos documentos de identidade. Somente será aceita apresentação de documento original e com foto.
5. Após o início do Exame, o candidato deverá permanecer no mínimo até às 14h dentro da sala do Exame, sendo vedado levar consigo o caderno de questões.
6. Enquanto o candidato estiver realizando o Exame, é, terminantemente proibido, utilizar calculadora, computador, telefone celular (deverá permanecer totalmente desligado, inclusive sem a possibilidade de emissão de alarmes sonoros ou não), radiocomunicador ou aparelho eletrônico similar, chapéu, boné, lenço, gorro, óculos escuros, máscara, corretivo líquido/fita ou quaisquer outros materiais (papéis) estranhos à prova.
SOBRE A OLIMPÍADA MATEMÁTICA
Nos últimos meses, escolas, professores e alunos de Iporá e da região tomaram conhecimento sobre uma nova edição da Olimpíada de Matemática de Iporá (OMI). Esse é um projeto de extensão anual realizado pelo Instituto Federal Goiano – Campus Iporá desde 2016, que tem como público-alvo os discentes matriculados na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio das escolas públicas e particulares de Iporá e das cidades circunvizinhas. Esses alunos participam de oficinas, cujo objetivo é resolver questões e problemas matemáticos promovidas, e de uma competição realizada por meio de uma prova discursiva. Essas oficinas são ministradas pelos professores da área de matemática do IF Goiano – Campus Iporá nas escolas que as solicitam. Os professores de matemática da região também podem participar da competição, como forma de incentivar e inspirar seus alunos.
Desde a sua primeira edição, o projeto obteve números impressionantes, em 2016, foram inscritos 576 estudantes e 54 professores vindo de 20 escolas oriundas de sete cidades da região oeste de Goiás e em 2017, 434 estudantes e 36 professores de 22 escolas de 6 cidades do estado de Goiás se inscreveram no projeto; ou seja, o projeto está tendo uma boa aceitação das comunidades escolares. Para a comissão organizadora, esses números refletem o apoio maciço que as instituições de ensino têm no projeto e no IF Goiano, o que levará ao aumento no número de inscritos na edição de 2018, a qual já teve o seu regulamento publicado.
Além da integração entre alunos e professores das diversas unidades escolares do município e região, a competição tem como objetivo encontrar talentos na área de Matemática e motivá-los para a participação em outras olimpíadas de matemática que acontecem em âmbito estadual, nacional e internacional. A OMI também visa proporcionar uma melhoria do ensino de Matemática, incentivando o aperfeiçoamento do conhecimento por parte de alunos e professores.
Dessa forma, o projeto é uma maneira de valorizar estudantes e docentes que se empenham na construção do conhecimento matemático, bem como as instituições de ensino que fomentam esse trabalho.
Além dos professores de matemática do Campus Iporá, a OMI conta com a colaboração de outros docentes de áreas afins e de servidores técnicos administrativos da instituição promotora. O projeto tem ainda o apoio de Instituições de Ensino e parceria com diversas empresas locais que, junto ao IF Goiano, financiam a divulgação, execução e premiação de alunos, professores e escolas premiados na competição. (com a Assessoria de Comunicação Social)