Foi aberto na noite de ontem, quarta-feira, 28, na Mansão Casa Verde, o III Simpósio de História. Estiveram presentes várias autoridades locais. O prefeito de Iporá, Danilo Gleic Alves dos Santos (PSDB), foi representado pelo vice-prefeito, Adeilton José Ferreira que é profissional da área de educação. O Reitor, Prof. Dr. Haroldo Reimer, diante de um bom público advindo de várias cidades, falou na abertura do evento enfocando os 25 anos de existência deste ensino superior gratuito em Iporá, primeiramente como Feclip (Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá) e depois como Unidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG), período em que o papel foi cumprido, de formação de professores. Marilda Lima, diretora da Unidade de Iporá da UEG, além de referência aos 25 anos de Feclip e UEG, agradeceu a vários pela realização do evento. Tem até participantes de outros estados brasileiros vindos ao III Simpósio de História que começou ontem, quarta-feira e prolonga-se até esta sexta-feira.
Programação:
28/08(quarta)
Verpertino (14-17h) – Credencimento
(19-22h) Conferência de abertura com Dra. Márcia Maria Menendes Motta(UFF)
29/08(quinta)
Minicursos
Simpósios Temáticos
Mesa redonda Didática da História com Dr. Rafael Saddi (UFG), Dr. Marcelo Fronza (UFMT) e Dr. Itamar Freitas (UFS)
30/08(sexta)
Atividade cultural e Fórum de Graduação da Assembleia Geral
Simpósios Temáticos
Conferência de encerramento com Dr. Dr. Sérgio Ricardo da Mata (UFOP)
Objetivos do Simpósio
1- Fomentar o debate entre a comunidade acadêmica dos cursos de História presente nas Unidades Universitárias da UEG a respeito do tema proposto, bem como completar a formação curricular dos estudantes.
2- Propor aproximação e diálogo entre professores e alunos de História proporcionando um momento de troca de ideias, de discussões e de propostas acerca de temáticas que contribuam na formação acadêmica e profissional.
3- Possibilitar um ambiente de trabalho acadêmico que leve à reflexão crítica dos fundamentos e categorias que envolvem a temática do evento.
4- Discutir a importância do profissional de história no cenário educacional brasileiro, percebendo os desafios e contribuições dos mesmos.
5- Expor ideias e assuntos que fomentem a discussão e intensa participação dos estudantes e profissionais ligados às áreas de pesquisa e extensão do curso.
6- Incentivar a formação de redes de pesquisa entre os professores das unidades que compõem o curso de História da UEG, bem como entre pesquisadores de todo o Brasil.
7- Possibilitar aos alunos do curso um espaço para a exposição e debates de seus trabalhos.
8- Favorecer a formação continuada dos professores já formados e que atuam nas redes municipais e estadual de Educação Básica.