Saiu o resultado do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), com a constatação de que em Iporá o Centro de Ensino em Período Integral (CEPI_ Osório Raimundo de Lima é o que obteve a melhor nota. Chegou a 6,5 para o 9º ano e a 5.1 para a terceira 3ª. série do Ensino Médio. O índice é bom.
Esta escola localizada no Bairro Mato Grosso é de período integral e tem como grupo gestor Alessandra de Ávila Silva (diretora), Líria (secretária) e a professora Fátima Maria de Jesus (coordenadora pedagógica).
O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil, para os municípios.
O índice varia de 0 a 10 e a combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões. Se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou na Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.
As metas projetadas são diferenciadas para cada unidade, rede e escola. Elas são apresentadas bienalmente, desde 2007 até 2021, de modo que os estados, municípios e escolas deverão contribuir em conjunto para que o Brasil atinja a meta 6,0 em 2022 – o mesmo patamar educacional da média dos países participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).