Avaliação externa.
A Secretaria Municipal de Educação de Iporá participará dos exames de avaliação organizados pelo INEP. Os alunos do 2º, 3º, 5º e 9º ano das Escolas Municipais: Jorcelino Alves Barbosa, Valdivino Silva Ferreira e Dona Ritinha farão as avaliações nesse mês de novembro.
Serão três avaliações aplicadas.
1- Provinha Brasil- destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Será aplicada nos dias 11 e 12/11/13. (Português e Matemática). O exame avalia as competências de alfabetização, leitura e matemática alcançadas pelas crianças.
Os testes são elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
Para orientar escolas e educadores, o INEP elaborou uma matriz de referência para leitura e outra para matemática, nelas estão descritas as habilidades que o estudante do segundo ano deve ter adquirido nessa etapa escolar.
No caso da avaliação de leitura, a matriz indica que a criança deve, por exemplo, ser capaz de reconhecer letras. No teste, que contém letras e outros sinais gráficos, o aluno deve apontar a diferença. A matriz sugere dez passos na avaliação. Entre os quais, reconhecer sílabas, palavras e frases e localizar uma informação em um texto.
A matriz de alfabetização matemática aborda habilidades do estudante ao associar, comparar, ordenar e identificar figuras geométricas planas e espaciais, comparar e ordenar dimensões. Cada item avalia um tipo de competência alcançada.
A página da Provinha Brasil na internet contém as matrizes de referência de leitura e matemática e conta a trajetória do exame.
Autor: MEC
http://portal.mec.gov.br
2- ANA – Prova Nacional da Alfabetização – destinada a avaliar as crianças ao final do 3º ano do Ensino Fundamental – ou seja, ao término do ciclo de alfabetização.
A realização do exame para aferir a qualidade, a equidade e a eficiência da alfabetização das crianças já era previsto desde a criação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), ação conjunta entre municípios, estados, Distrito Federal e União para alfabetizar todos os alunos de até 8 anos e até o fim do 3º ano.
A ANA será anual, censitária, de larga escala e externa aos sistemas de ensino público. Ela servirá para coletar e sistematizar dados e produzir índices sobre o nível de alfabetização e letramento dos alunos do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental, além de revelar informações sobre as condições do ambiente escolar que incidem sobre o processo de ensino e aprendizagem”. Cada escola deve receber seu resultado global – como acontece com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Será aplicada no dia 21 de novembro.