Durante esta semana que terminou (6 a 10), diretores e coordenadores de algumas escolas de Ensino Médio, divididos em dois grupos e acompanhados dos supervisores de cada Subsecretaria (por Iporá, Prof. Manoel Francisco), estiveram na cidade de Pirenópolis participando de formação para a implementação do Programa PROEMI/JF (PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/JOVEM DE FUTURO).
O PROEMI/JF fundamenta-se em uma perspectiva curricular crítica, que enxerga o jovem em suas dimensões cultural, social e política. Ao mesmo tempo, observa na gestão escolar um caminho que possibilita o acompanhamento da instituição de ensino com resultados. É um programa especialmente destinado ao ensino médio, mas de uma forma geral atinge toda escola. É adotado pelas cinco Secretarias Estaduais de Educação Básica nos Estados de Goiás, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí. Foi adotado em Goiás em função dos ótimos resultados obtidos durante a fase de experimentação do Projeto Jovem de Futuro, desenvolvido pelo INSTITUTO UNIBANCO em escolas das redes de ensino público de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
É importante ressaltar que no Estado de Goiás já são várias escolas participantes do programa nos ciclos I e II. Agora, para o ciclo III, um total de 200 escolas estão participando. Da Subsecretaria Regional de Educação de Iporá, participaram da capacitação os (as) diretores(as) das escolas estaduais das cidades de Ivolândia, Israelândia, Jaupaci, Iporá, Diorama, Amorinopolis, Palestina de Goiás, Caiapônia e Doverlândia.
Diretores e coordenadores participantes do Programa Jovem de Futuro