Nesta quinta-feira, 22, gestores, coordenadores , professores e equipe da subsecretaria regional de educação de Iporá, cerca de 280 profissionais ,se reuniram no Templo sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no Bairro Mato Grosso, para apresentação do Guia Prático para Educadores, material que será utilizado como suporte pedagógico nas escolas de nossa regional.
Na abertura do evento o subsecretário regional de educação de Iporá Jeronimo Martins de Brito Neto, falou da importância do envolvimento de toda comunidade escolar, comunidade local e ministério público, nesse dialogo que é necessário e de grande valia para os nossos educandos.
A educação é transformadora por excelência. Inicialmente, pelo conhecimento acumulado e difundido na relação pedagógica entre professor e aluno, e, ao mesmo tempo, construído no passos aligeirados dos acontecimentos históricos. A força transformadora da educação, contudo, vai muito além: ambienta-se no espaço escolar como projeção das experiências relacionais entre alunos, pais e educadores, e desta comunidade escolar com o mundo em seu entorno. São essas experiências e vivências diárias que permitem perceber o lugar do outro, a existência de limites – por vezes afrouxados no trato familiar -, e a tolerância com aquele que não espelha nem compartilha dos mesmos valores e gostos. Enfim, a percepção de que, dentro da escola, o respeito é a condição, de início, meio e fim, para que cada um exercite, no desenho coletivo, a sua individualidade.
Por isso, afinado com a sua missão de defesa da sociedade e de garantidor dos direitos da cidadania, o Ministério Público, por seu Conselho Nacional, e a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), em parceria com as unidades do Ministério
Público nos Estados e no DF e com as Secretarias de Estado da Educação, lançaram a Campanha Conte até 10 nas Escolas, no intuito de estimular o debate junto aos alunos do ensino médio de todo o país, em torno do respeito e dos direitos e deveres dos jovens, partindo dos alarmantes índices de vitimização da população entre 15 a 24 anos por homicídios. Além da Cartilha com roteiros deaula sobre esses temas, soma-se agora este Guia Prático para Educadores, com vasta informação sobre diálogo e mediação de conflitos, bem como atividades sugeridas, detalhadamente descritas, para que o professor nos cotidianos conflitos encontre, em conjunto com esses jovens alunos, os caminhos para solucioná-los, restabelecendo a tranquilidade na comunidade escolar e fortalecendo o vínculo de pertencimento ao grupo.
Por isso, a comunidade escolar precisa conhecer ferramentas, estratégias e habilidades que possibilitem o seu gerenciamento pacífico. educação é a construção contínua do ser humano e a integração de todas as dimensões danossa vida: dos saberes, das aptidões, das habilidades, da capacidade de discernimento e de ação.Educar é contribuir para o aperfeiçoamento intelectual, profissional e emocional do homem. (2014,Conselho Nacional do Ministério Público)