Fátima Maria de Jesus (foto), que é coordenadora pedagógica na Subsecretaria Regional de Educação, está coordenando um processo eleitoral que está em curso para a definição de novos diretores de escolas da região. A Comissão Eleitoral conta também com Ivalda Gonçalves de Souza (representante da subsecretaria), Iraíldes Monteiro Mariano (representante das escolas), Ataise Alves (representante dos professores) Isabel Barbosa (representante do Sintego) e Valéria Mateus (representante dos pais).
A Comissão anuncia que o processo eleitoral consiste das seguintes etapas:
Etapa I- Participação em Curso de Formação Inicial para Gestores de Educação Pública da rede estadual de Goiás;
Etapa II- Avaliação individual de conhecimentos sobre os conteúdos do Curso de Formação Inicial;
Etapa III- Elaboração e divulgação do Plano de Ação Educacional (PAE);
Etapa IV- Escolha do Diretor pela comunidade escolar e
Etapa V- Adesão ao Curso de Aperfeiçoamento para Gestores da Educação Pública.
As etapas I e II são de caráter eliminatório, exceto para os candidatos que foram aprovados no Curso de Especialização em Gestão da Educação Pública, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com CAED/UFJF nos anos anteriores.
Neste domingo, dia 25 de janeiro de 2015, será realizada em diferentes polos do estado, a II etapa – a Avaliação individual, com questões referentes aos conteúdos vistos no Curso de Formação Inicial. O subsecretário regional de educação, Jerônimo Martins de Brito Neto, coordenará esta etapa nas regionais de Iporá, Piranhas, Jussara e São Luís de Montes Belos.
Em Iporá, será na Escola Estadual Israel Amorim, no período matutino. São 61 professores da rede estadual que atuam na regional de Iporá e que participarão desta etapa. Aqueles que obtiverem 60% de aproveitamento na avaliação serão selecionados para as demais etapas. A eleição, está prevista para fevereiro de 2015.
Trata-se de um momento muito importante para a educação em Goiás, uma vez que é pela Gestão Escolar que perpassam todos os processos educacionais que garantem qualidade e eficácia no ensino.
Na próxima semana divulgaremos os nomes daqueles que foram aprovados nas provas deste domingo e que vão avançar para a disputa eleitoral dentro das escolas.