O projeto “Matemágica para pequenos e grandes” se desenvolveu durante o segundo semestre de 2015 sob a coordenação da professora Claudimary Moreira Silva Oliveira do curso de Licenciatura em Matemática da UEG/Iporá. As ações aconteceram numa parceria entre o Curso de Licenciatura em Matemática da UEG/Iporá e a secretaria Municipal de Educação e se deu em duas frentes de trabalho.
Convidamos todos a visitarem o blog do projeto: http://matemagicauegipora.wix.com/matemagicauegipora
Uma no Núcleo Infantil Vereador Geraldo Ribeiro da Silva com o objetivo de utilizar os jogos como estratégia para potenciar as aprendizagens crianças de três a cinco anos em fase de pré-alfabetização em relação a formação dos primeiros conceitos matemáticos.
Para as crianças o jogo possibilita a construção de relações matemáticas e lógicas além de possibilitar que possam brincar com naturalidade e desenvolver suas potencialidades e criatividade.
Outra frente de trabalho aconteceu na turma do projeto (EJA) Educação de Jovens e Adultos que se desenvolve no campus da UEG/Iporá com o objetivo de utilizar jogos como estratégia para melhorar o relacionamento grupal, promover momentos de prazer, socialização e diversão para os idosos do projeto Educação de Jovens e Adultos.
Para os idosos da EJA os jogos além de proporcionar prazer estimula a criatividade, proporciona reflexão, aumenta o vínculo de amizades, promove diversão, desenvolve o compromisso coletivo e promove inclusão e socialização.
Durante o desenvolvimento do projeto verifica-se a ludicidade oportuniza o despertar sua criatividade, da imaginação e estimula relacionamento entre as pessoas. Brincar promove momentos de prazer, socialização e diversão e estimula o relacionamento grupal para pessoas de todas as idades.
Como trabalho de extensão o projeto matemágica para pequenos e grandes pretende aproximar a universidade da comunidade se apresentando como uma possibilidade diferenciada de trabalho que permite proporcionar momentos de discussão e reflexão a respeito do ensino e da aprendizagem de matemática.
Por meio da ação extensionista acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UEG/Iporá têm a oportunidade de dar os primeiros passos rumo a uma formação de pesquisador, com perspectiva de otimizá-la através de procedimentos que envolvem sua própria ação, reflexão e retomada a partir da troca de experiências entre colegas, professores em sala de aula.
Acadêmicos da UEG/Iporá envolvidos:
Brunna Furtado Ribeiro
Daniela Cristina de Sousa Marques
Fabiana Alves Malveira
Fabiana Cavalcante Santos
Fárima Alves Gomes
Genifer Silva Souza
Geraldo Pereira Ramos
Klene Pereira Silva
Patrícia Gomes Rodrigues
Rodrigo de Novaes Chagas