Anísio Alves de Oliveira, o Anizinho, e Gessé Moreira da Silva, atletas que representam Iporá no atletismo master do Brasil, tomaram uma iniciativa exemplar na cidade. Inconformados com a precariedade da pista de areia do Lago Pôr-do-Sol, resolveram juntar várias forças para a revitalização deste espaço de prática de esportes.
Inicialmente, atraves de Claudiney José da Silva, secretário de obras e ação urbana, foi reivindicada ao prefeito Danilo Gleic Alves dos Santos, que fornecesse tudo que fosse possível para essa recuperação da praia de areia. A ele foram solicitados o uso de máquinas, areia e funcionários. Os dois desportistas já estavam com a disposição de oferecer a sua mão de obra, além de usar de seus recursos próprios para contratação de outros ajudantes.
Diante dessa mobilização, outros vieram a colaborar com a obra. Forneceram areia as seguintes pessoas: Nilton Pereira (3 caminhões), Depósito do Cândido Romão (1 caminhão) e L & L Distribuidora, do Beto (meio caminhão). O funcionário da Prefeitura na área de esportes, professor Aildo Banana, contribuiu com ajuda na limpeza do local, com sua própria camionete e carreta, levando para o lixão aquilo que foi retirado da praia.
A Praia de Areia do Lago Pôr-do-Sol voltou a ficar em plenas condições para a prática de esportes (corridas e saltos). Anísio e Gessé fizeram no meio da praia uma caixa de salto, isto significa um local com 40 centimetros de profundidade com areia apropriada (mais fina e para que não machuque os atletas) e de 2,5 metros de largura, por 6 metros de comprimento.
Os deportistas afirmam que isto dará condições para que a prática de salto em distância e triplo possa ocorrer em Iporá. Inclusive, as escolas da cidade, por meio dos professores de educação física, poderão recorrer ao local para fazer uso deste. Até mesmo competições nestas modalidades podem ser feitas neste espaço público de lazer e de esportes para todos.
O veteranos atletas Anísio e Gessé recomendam que locais de areia sejam usados para caminhada e corrida tendo em vista que não há impacto nas articulações (tornozelo, joelho e coluna). Eles advertem também que o local seja devidamente preservado no que diz respeito a lixo, cacos de vidro e qualquer outra impureza que possa prejudicar a prática do esporte. Neste sentido, os comerciantes do Lago Pôr-do-Sol têm um papel fundamental na orientação de seus clientes para que não arremessem quaisquer objetos sobre a praia de areia, principamente, garrafas ou cacos de vidro. Sobre o uso do local, Anísio e Gessé alertam de que é bom que não caminhe descalço sobre aquela areia, já que ainda pode haver algum objeto cortante no local e que pode causar dano aos pés. A limpeza completa da areia ainda ocorre por parte de funcionário da Prefeitura (zelador do Lago) e dos desportistas.