A partir de informações coletadas pelo serviço de inteligência do 12º Batalhão da Polícia Militar de que Weder Silva Lisboa , vulgo Erê, de 26 anos, e Silvânio Honório de Jesus, de 33 anos, estavam oferecendo para venda uma seringa hoppner de vacinação de gado, um botijão de gás e uma espingarda de pressão, o Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) entrou em ação, uma vez que os elementos já são velhos conhecidos da PM.
O GPT realizava patrulhamento nas adjacências do Jardim Arco Iris, quando avistou dois indivíduos em uma Honda Titan. Ao realizarem a abordagem os militares viram que se tratava dos suspeitos e com eles estava a seringa hoppner que sabia-se que estava a venda.
Quando o GPT indagou sobre a origem desde e dos outros objetos, Weder relatou que furtou, juntamente com Silvânio na Chácara Olhos Dágua, na região do Pé de Pato, na propriedade do senhor Ivair. Foi informado que o botijao estava na casa de Silvânio e a espingarda fora vendida. Diante dos fatos os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia, juntamente com os objetos apreendidos.