O Programa Esporte em Ação está fazendo o esporte ser tratado como nunca foi na região do Oeste Goiano. Já está chegando a quase um milhão de reais o valor que a Agência Goiana de Esportes e Lazer (Agel) faz chegar em municípios deste lado do Estado. Em 21 municípios do Oeste Goiano já chegaram recursos do Programa Esporte em Ação.
Henrique Paixão, filho de Iporá e diretor de projetos na Agel, interferiu pessoalmente para que os municípios deste lado do Estado fossem contemplados. Além das raízes em Iporá, Henrique Paixão tem muita ligação com a comunidade regional. Dentro deste montante de quase um milhão de reais os benefícios chegam para Aragarças, Arenópolis, Adelândia, Aurilândia, Baliza, Cachoeira de Goiás, Diorama, Doverlândia, Firminópolis, Iporá, Itapirapuã, Ivolândia, Matrinchã, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Novo Brasil, Palestina de Goiás, Paraúna, Piranhas, São João da Paraúna e São Luís de Montes Belos.
Os recursos do Programa Esporte em Ação são do Governo de Goias, com recursos oriundos dos concursos de loteria federal. Por meio deste o Município pode desenvolver projetos em especial para iniciação esportiva, com crianças em idade escolar, para desenvolver várias modalidades esportivas, tendo como foco o enfrentamento às drogas. O município pode reformar quadras, iluminar, reformar ou melhorar e ampliar ginásios, criar escolinhas de várias modalidades esportivas (futebol, vôlei, handebol……) e custear viagens para atletas. O programa Esporte em Ação busca a interação esportiva em todo o estado, pretendendo preparar futuros campeões, trazendo esporte, lazer e cidadania para uma vida vitoriosa. É uma ação focada no enfrentamento às drogas, tendo o esporte como ferramenta importante nessa batalha.