Danos com um temporal em dezembro passado e problemas de execução da obra são fatores que vão retardar que o Câmpus de Iporá do IF Goiano tenha seu ginásio de esportes. A obra fica na sede do câmpus, no Parque União. Até antes do temporal de dezembro, praticamente toda parte de alvenaria estava concluída. Com o temporal, uma parede lateral foi ao chão.
Uma comissão foi formada para avaliar o prejuízo, o cumprimento das cláusulas contratuais, incluindo possíveis atrasos. Ao final desse processo de apuração, a comissão decide, se for o caso, as penalidades que a construtora Dornel Andrade, responsável pela obra, poderá sofrer.
A hipótese de ter que realizar uma nova licitação, a chamada “licitação de remanescente”, não é descartada pela direção do câmpus. No entanto, quando o contrato é rescindido, a instituição perde o recurso empenhado.
E para fazer nova licitação, o IF Goiano precisa buscar novamente esse recurso junto ao Ministério da Educação. Por isso, de acordo com estimativas da direção, um ginásio que deveria ser inaugurado em 2015, deverá ficar pronto só a partir do ano que vem.