
O que o deputado federal Rubens Otoni faz, por exemplo, pelo Campus do IF Goiano em Iporá, tem sintonia com a atenção que a Câmara dos Deputados dá para essas escolas federais em todo país e pela educação, de modo geral, em uma casa legislativa onde é atuante.
A participação do deputado Rubens Otoni na audiência pública realizada na Câmara dos Deputados mostra seu engajamento. A ocasião, em 6 de maio, debateu os impactos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnologia na Sociedade Brasileira.
Afirma Rubens Otoni que foi um espaço valioso de debate e troca de experiências e acima de tudo de resgate das conquistas dos Institutos Federais por todo o país. É com esse engajamento que ele está atento na valorização dos institutos federais no interior de Goiás.
O debate no qual o deputado participou ressaltou a necessidade de mais servidores na rede federal de educação profissional. O debate foi promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e tratou da importância da rede, que inclui a educação científica e tecnológica.
Em Goiás, Rubens Otoni trabalha de maneira permanente para fortalecer a educação profissional pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.
Uma portaria do MEC do início do ano cria 30 novos campi com a transformação de unidades avançadas de institutos federais de educação, ciência e tecnologia (IFS). Também foi duplicada, de 400 para 800 estudantes, a capacidade de atendimento em 20 institutos federais de 18 estados.
A expectativa é de que sejam criadas, nos próximos anos, 12 mil novas vagas, o que exige a ampliação de quadros de professores e técnico-administrativos em educação. Segundo Marcelo Bregagnoli, essa medida precisa de autorização do Congresso.