Na última sexta-feira (17), a Secretaria de Saúde de Fazenda Nova promoveu a 5ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “Amanhã vai ser outro dia. Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.”
O evento tem o objetivo de avaliar a situação da saúde local nos aspectos da estrutura de sistemas regionais, linhas do cuidado, redes e modelos de atenção à saúde, além de formular diretrizes para subsidiar a revisão e a elaboração do Plano Municipal de Saúde.
As propostas e diretrizes aprovadas na Conferência Municipal serão apresentadas na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Goiás e, posteriormente, na 17ª Conferência Nacional de Saúde.
O Secretário Municipal de Saúde, Neibe Basilio, acredita que “a conferência é mais uma oportunidade de debater e planejar políticas públicas de saúde de forma democrática e dinâmica.”
Foram estabelecidos quatro eixos temáticos e debatidos durante a Conferência, são eles: I-O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
A programação contemplou palestras, trabalhos em grupos, mesas de trabalho e plenária deliberativa.
O intuito é que as propostas e diretrizes aprovadas nessa etapa municipal se concretizem como uma fonte importante para as discussões nas etapas estadual e nacional.