No dia de ontem, quinta-feira, 20, foi lançada na Comarca de Israelândia, às 14 horas, no salão do Tribunal do Júri, a campanha “Fogo, apague essa idéia!”.
A iniciativa foi do Poder Judiciário e do Ministério Público da Comarca de Israelândia. O Juiz Marcos Boechat Lopes Filho e o Promotor Cauê Alves Ponce Liones afirmaram para o público presente que o objetivo da campanha é a conscientização a respeito da proibição do fogo no meio ambiente, sobretudo nesse período de estiagem, quando as freqüentes queimadas causam enormes danos ao meio ambiente, ao trânsito de veículos e à saúde da população.
A audiência pública contou com as presenças das seguintes autoridades: prefeito de Israelândia, Ailton Severino Aguiar (PMDB); prefeito de Jaupaci, Absalon Guimarães (PMDB), e os presidentes das Câmaras de Jaupaci e Israelândia Adriano da Rocha e Gildásio Pereira, respectivamente. Esteve na solenidade policiais do Corpo de Bombeiros, Civil e Polícia Militar. Lá esteve Amarildo Martins, presidente do Sindicato Rural de Iporá, Diorama e Israelândia e população em geral.
Em sua fala o magistrado Marcos Boechat Filho citou várias leis do âmbito nacional como a Constituição Federal, Constituição Estadual, Decreto da Semahr (Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) e portarias do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) que falam em punição e disse que quem persistir em usar o fogo como forma de eliminar lixos de quintais, podas de arvores e aceiros de pastagens em propriedades rurais serão punidos no rigor da lei.
Na ocasião de lançamento da campanha foram distribuídos materiais de divulgação (cartazes e panfletos) para que a população tenha conhecimento da campanha e para que possa contribuir com um meio ambiente cada vez melhor.