Na tarde desta segunda-feira, 20, o Juiz Wander Soares da Fonseca recebeu, em seu gabinete, profissionais de imprensa de Iporá para discorrer sobre o que está acontecendo nesta semana no âmbito da Comarca: JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA. Isso significa um intenso combate aos crimes que infrigem a Lei Maria da Penha, agora já comemorando o seu décimo seguno ano em que vigora. A lei é de gênero, em defesa das mulheres (esposas, mães, filhas ou namoradas), as quais sofrem rotineiras ameaças ou crimes de lesão corporal e até assassinatos.
O Juiz falou sobre as ações da semana que consistem em dias de despacho só para os processos alusivos a esse tipo de crime; na segunda, terça e quarta-feira e sendo que na quinta-feira, 23, soma-se também a isso uma solenidade com presença de autoridades, pela manhã, um debate sobre o assunto, pela tarde, e um dia inteiro de atendimentos ao público, com oportunidade gratuita da comunidade desfrutar de atendimento gratuito de beleza, saúde, atendimento jurídico e psicológico. Haverá ainda sorteio de brindes.
Em sua entrevista o Juiz afirmou que esse trabalho da JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA é algo que vem sendo feito em todo país pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Ele disse que em Iporá o trabalho está sendo feito com todos os órgãos que estão com o mesmo ideal. Na solução de processos alusivos à essa transgressão, a semana tem sido produtiva em atos, seja em investigação ou processos criminais já em andamento que estão sendo acelerados para desfecho, com a devida punição aos que cometem violência no lar. Estão previstos para estes dias 16 sentenças a serem proferidas.
Ele afirma que a meta é dar uma resposta para a sociedade a respeito de algo que não está desapercebido e que não está havendo impunidade. Ele disse que tem havido condenações todos os dias e essa semana de JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA atualiza, de vez, os assuntos referentes a transgressão à Lei Maria da Penha.
Este trabalho tem parceria da Prefeitura de Iporá, Polícia Civil e outros órgãos. A previsão é de que esta quinta-feira, 23, seja um dia de movimentação de grande público no Forum de Iporá, com tendas de serviços na parte externa do prédio.