A Comissão de Educação (CE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira, 14, o Projeto de Lei 3505/2023, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), que cria a Universidade Federal de Rio Verde (UFRV). O PL foi aprovado por unanimidade e, como é terminativo, não precisa passar pelo Plenário da Casa, sendo enviado diretamente para apreciação na Câmara dos Deputados.
Vanderlan explicou que o projeto nasceu das demandas da própria comunidade e do setor produtivo local. “Tenho o costume de visitar os municípios para entregar recursos e benefícios e ver de perto o trabalho que está sendo realizado. Durante essas visitas à Rio Verde foi me passado essa demanda, que era na verdade um desejo da população de ter uma Universidade Federal. Então eu abracei essa causa, assim como fiz com as seis universidades supernovas, entre elas, as Universidades Federais de Jataí e Catalão, que também conseguimos, no Senado Federal, tornar essas instituições independentes financeira e administrativamente”, explicou o autor do projeto.
O senador destacou a importância da universidade para Rio Verde, que já é um dos municípios mais importantes de Goiás. “Esse projeto não é apenas uma medida administrativa, mas sim um catalizador de oportunidades para o desenvolvimento educacional e econômico de toda essa região”, disse Vanderlan.
“É crucial avançar para atender essa a demanda de Rio Verde e região, aumentando a oferta de vagas e criando novos cursos de graduação, especialmente nas áreas de Gestão, Engenharias e Inovação para o setor agropecuário e, futuramente, contemplando outros cursos na área da Saúde, como enfermagem e medicina”, disse Vanderlan.
A nova Universidade será criada a partir do desmembramento do campus Rio Verde, do Instituto Federal Goiano, que já funciona na cidade, e ficará com toda a estrutura física e o pessoal do Instituto, assim como com todos os seus bens e direitos. A UFRV será uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) dedicada ao ensino superior, à pesquisa e à extensão universitária.
Para Vanderlan, autor do projeto, além de proporcionar educação superior de qualidade, a criação da UFRV terá um impacto significativo na geração de empregos e melhora na renda em toda região. “Com a expansão do ensino superior, veremos uma demanda crescente por profissionais qualificados, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de Rio Verde e das cidades próximas”, finalizou. O texto recebeu parecer favorável do senador Wilder Morais (PL-GO), relator da proposta, e seguirá para a análise da Câmara, caso não haja recurso para votação em Plenário.