
Motoristas que trafegam pela GO-454, no trecho que liga Mozarlândia (GO) a Cocalinho (MT), têm manifestado indignação diante da cobrança de pedágio em uma via que sequer possui pavimentação. A denúncia veio à tona após um condutor publicar nas redes sociais um vídeo mostrando a placa com os valores: R$ 10 por eixo para veículos e R$ 5 para motocicletas.
”’Em nota oficial, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) informou que a cobrança foi autorizada em 2004, durante o governo Marconi Perillo, por meio de contrato de concessão firmado com o Consórcio Caminhos do Sol — responsável pela construção da ponte que conecta a GO-164, em Mozarlândia, à cidade de Cocalinho, no Mato Grosso.


NOTA À IMPRENSA
A cobrança de pedágio foi autorizada em 2004, durante o Governo Marconi Perillo, por meio do contrato de concessão para o Consórcio Caminhos do Sol, responsável pela construção da ponte da GO-454, que liga a GO-164 (Mozarlândia-GO) a Cocalinho (MT). A cobrança do pedágio entrou em vigor em 2017, ano que em foi concluída a construção da ponte pela empresa.
Além de autorizar a cobrança de pedágio, a gestão Marconi Perillo descumpriu condicionantes ambientais durante a construção da ponte, o que ensejou a lavratura de auto de infração e a imposição de multa pelo Ibama.”
A partir de 2019, na atual gestão do Governo de Goiás, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) executou a pavimentação de 53 quilômetros da rodovia GO-454, no referido trecho.
O remanescente de 12 quilômetros, que liga o novo asfalto à ponte, fica em um trecho que apresenta obstáculos técnicos à pavimentação do trecho, já que, há períodos do ano, com a cheia do Rio Araguaia, a água atinge cotas que podem interditar a rodovia.
A Goinfra trabalha para a definição de uma solução técnica robusta que possibilite a conclusão da pavimentação da GO-454, atendendo ao desafio hidrológico e protegendo a rodovia dessa zona de forte alagamento e oscilação de cota do Rio Araguaia, com a elaboração de um novo projeto de engenharia que atenda aos requisitos ambientais e também este grande desafio técnico de proteção do corpo estradal.
A previsão de conclusão de toda documentação técnica de contratação da obra está programada para o primeiro semestre de 2026.
Goiânia, 25 de setembro de 2025
Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra)