
O empenho de iporaenses em apoiar crianças com atipicidades foi demonstrado ser significativo. Isto ficou claro com o que aconteceu nesta terça-feira, 22, no recinto da Igreja Assembleia de Deus da Vila Brasília.
Vários segmentos da sociedade estiveram reunidos, principalmente pais de crianças com atipicidades, tais como autismo, TEA, TDH e outras.
Uma reunião com participação de pais teve apoio do Poder Executivo do Município, através da presença da secretária de educação Kênia Cristina Bueno, que representou a prefeita Maysa Cunha. Lá estiveram membros do Poder Legislativo e lá estava a Subseção da OAB de Iporá, com a presença da advogada Vanessa Costa e ainda presenças do casal Paulo César Martins (deputado estadual) e Silvana Alves (advogada). O deputado Paulo César preside na Assembleia a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Os iporaenses estiveram reunidos como entidade organizada, já uma associação documentada. À ela o deputado Paulo César Martins prepara emenda orçamentária de 300 mil reais. O que presentes queriam na reunião é a busca de atendimento e ampliação de políticas públicas para seus filhos com atipicidades. A secretária Kênia Cristina garantiu aos presentes que a criação do Centro de Apoio ao Autista será realidade.
Segundo Francisco Corumbá, primeiro suplente de vereador e cidadão engajado nesta luta, o objetivo dos pais de crianças atípicas é alcançar na rede pública municipal terapias multidisciplinares para seus filhos diagnosticados. A reunião foi inspiradora para se obter diversos projetos de lei que visam ampliar o atendimento e terapias gratuitas ao autista e suporte psicológico às mães de crianças atípicas, além de um maior suporte na educação em sala de aula.




