Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

MP levanta dados para punir Equatorial em duas cidades

O Ministério Público de Goiás (MPGO) está convidando os consumidores de Iporá, Jaupaci e Israelândia para procurarem a instituição e relatarem eventuais episódios de oscilação ou interrupção no fornecimento de energia elétrica pela empresa Equatorial Energia, ocorridos nos últimos dois anos, bem como os prejuízos sofridos em decorrência desses fatos.

Esse relato deverá ser feito à 1ª Promotoria de Justiça de Iporá, no período das 12 às 18 horas, e tem a finalidade de instruir um processo judicial. A sede do MPGO em Iporá fica na Rua São José, nº 106, Quadra 3, Lote 30, Bairro Umuarama.

Trata-se de uma ação civil pública proposta pelo MPGO em 2023, na qual a Equatorial foi condenada à adoção de medidas para melhoria na qualidade do serviço prestado. Na ação, o promotor Wessel Teles buscou a condenação da concessionária do serviço público ao pagamento de compensação e a tomar as providências necessárias para evitar que episódios decorrentes da má prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica voltassem a ocorrer no futuro com tamanha frequência.

Atuando em substituição na 1ª Promotoria de Iporá, o promotor Reginaldo Boraschi reforça que os relatos feitos à promotoria servirão para instruir a ação. (Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MPGO – Foto: banco de imagens)

Resposta da Equatorial quanto à esta questão:

Há dois anos, a Equatorial Goiás implantou um robusto plano de reconstrução da rede elétrica no estado, com investimentos que já ultrapassam R$ 4 bilhões. Desde o início da concessão, a companhia ampliou e modernizou 203 subestações e entregou seis novas unidades, além da construção de sete novas linhas de distribuição de alta tensão e da modernização de outras seis.

Somente no primeiro trimestre de 2025, a companhia ultrapassou em 123% a meta de obras previstas, alcançando 333.395 obras em todo o estado. Além disso, a Equatorial executou a limpeza de 3.265 hectares de faixa de servidão — uma área equivalente a mais de 5 mil campos de futebol — com a remoção de vegetação, galhos e outros obstáculos que possam comprometer a continuidade do fornecimento de energia.

Essas ações já trazem resultados concretos e apresentam melhorias nos principais indicadores acompanhados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em 2024, a Equatorial Goiás registrou a melhor performance da história da concessão em continuidade do fornecimento de energia. Houve uma queda de 10,2 horas na visão cliente no DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e de 5,7 horas na visão regulatória. Já o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção) caiu 5,5 vezes na visão cliente e 3,6 vezes na visão regulatória. Além disso, 40 dos 156 conjuntos elétricos encerraram 2024 dentro dos limites regulatórios do DEC, superando a meta de 27 conjuntos estabelecida no âmbito do Plano de Resultados. No que se refere ao FEC, 71 conjuntos atenderam aos limites regulatórios, ultrapassando a meta de 52 conjuntos do mesmo plano. Esses avanços refletem também diretamente no dia a dia dos produtores rurais.

Comprometida em transformar a realidade do setor elétrico e sanar os passivos adquiridos das concessões anteriores, a Equatorial Goiás e o Ministério Público de Goiás firmaram em agosto de 2022, um acordo estrutural em ação civil pública. O documento é uma ação proativa da concessionária e sela o compromisso de investimentos para incremento da qualidade do fornecimento de energia elétrica. Mais de R$ 470 milhões foram acrescidos ao plano de obras e investimentos no sistema elétrico em Goiás, montante que irá contemplar projetos e ações que vão beneficiar diretamente a população de 26 municípios listados no Acordo. Ele é referente a 28 ações civis públicas, em trâmite desde o ano de 2004, por promotorias de Justiça de 26 municípios goianos.

A Equatorial Goiás segue com um plano robusto de expansão da infraestrutura elétrica no estado, as ações realizadas podem ser acompanhadas em tempo real por meio do Trabalhômetro (https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/), plataforma digital inédita entre distribuidoras de energia no Brasil. O canal permite que o cliente visualize onde e quais serviços estão sendo realizados em todo o estado, promovendo mais transparência e confiança na gestão da rede elétrica.

Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2025-05-13-at-10.44
Conclui-se no feriado desta quarta a ampla programação de aniversário
amilcarjunior-pronto-4
Prefeito anuncia evento de passeio ciclístico no aniversário da cidade
WhatsApp-Image-2025-04-22-at-06.19
Amorinópolis viveu sábado de grande evento de Festival de Pesca
WhatsApp-Image-2025-04-16-at-05.46
Liderados por Gabriel doverlandenses destacam-se em jogos
WhatsApp-Image-2025-04-14-at-11.37
Arenópolis convida atletas da região para mais um torneio de futsal
WhatsApp-Image-2025-05-13-at-10.44
Conclui-se no feriado desta quarta a ampla programação de aniversário
amilcarjunior-pronto-4
Prefeito anuncia evento de passeio ciclístico no aniversário da cidade
WhatsApp-Image-2025-04-22-at-06.19
Amorinópolis viveu sábado de grande evento de Festival de Pesca
WhatsApp-Image-2025-04-16-at-05.46
Liderados por Gabriel doverlandenses destacam-se em jogos
WhatsApp-Image-2025-04-14-at-11.37
Arenópolis convida atletas da região para mais um torneio de futsal