
Em cerimônia marcada por emoção, homenagens e discursos de autoridades, foi inaugurada nesta quarta-feira (3) a ponte que liga os municípios de Ivolândia e Iporá, na região da comunidade de Pedrolândia. A obra, aguardada há décadas, foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar do senador Vanderlan Cardoso e articulação do prefeito Dr.Valdesson Vieira Júnior.
A nova estrutura substitui a antiga ponte de madeira construída há mais de 50 anos. A entrega levou o nome de Francisco Barros de Souza, conhecido como “Nego Barro”, figura histórica da região e homenageado na solenidade com a presença de familiares. A obra teve um custo de 1.405.000,00, sendo 1.335.000,00 de emenda do senador Vanderlan e 70.000,00 de contrapartida do município de Ivolândia.
O prefeito Dr. Valdesson Júnior em sua fala disse aos presentes: “É muito importante construir – como o senador sempre diz – construir pontes. E não só pontes físicas, mas também pontes entre o Executivo e o Legislativo. Essa união é fundamental. Graças a Deus, aqui em Ivolândia temos total parceria com a Câmara Municipal. Quero agradecer a todos os vereadores presentes. Vocês são muito importantes e sempre apoiaram a nossa administração. Muito obrigado!
Quero cumprimentar também o vice-prefeito Renato dos Santos. Essa parceria é essencial para que possamos continuar construindo um município cada vez melhor. Cumprimento a primeira-dama, Drª. Fernanda Reis, nosso braço direito, que está toda semana aqui na UBS de Pedrolândia, atendendo a comunidade com carinho e dedicação.
Agradeço também à prefeita Maísa, de Iporá, pelas palavras que me emocionaram. Mas é como eu sempre digo: não é só eu, é um trabalho conjunto. É Ivolândia, é Iporá, é o senador Vanderlan, que destinou mais de 90% dos recursos para a construção dessa ponte tão esperada.
Essa ponte liga Ivolândia, Pedrolândia e Iporá, e é uma vitória da população. Sabemos que toda obra gera transtornos, mas os benefícios ficam – e ficam por muitos anos. Esta ponte de concreto substitui a antiga ponte de madeira, que durou cerca de 55 anos. Agora, temos uma estrutura que vai beneficiar muitas gerações.
Em dezembro de 2020, logo após as eleições, estivemos no gabinete do senador Vanderlan. Levamos vários pedidos, entre eles, esse: a ponte que liga Pedrolândia a Iporá. Na época, inclusive, comentei com o senador que foi aqui, em Pedrolândia, a única urna onde não tivemos maioria de votos. Mas isso não importa. Passou a eleição, acabou qualquer divisão. Nosso compromisso é com toda a população, sem distinção.
Essa ponte foi nossa maior obra, a que recebeu o maior investimento. E ela saiu não por questões políticas, mas porque era um sonho antigo de Pedrolândia. E nós estamos aqui para trabalhar por todos, por quem votou e por quem não votou na gente.
Agora, o senador Vanderlan está tirando uma licença de 120 dias. Mas daqui a quatro meses estaremos novamente lá no gabinete, pedindo mais recursos para Ivolândia e para toda a região. Estivemos recentemente também com o vice-governador Daniel Vilela, que nos deu uma excelente notícia: ainda neste mês de julho será feita a licitação da obra de pavimentação da GO-320, ligando Ivolândia a Iporá. Com o apoio do senador e o relacionamento que ele tem, temos certeza de que essa obra vai andar mais rápido e que em breve será dada a ordem de serviço.
Quero também cumprimentar os vereadores de Iporá que estão aqui presentes e são parceiros da prefeita Maísa. Agradeço a todos que vieram de Campolândia, Ivolândia e, principalmente, ao povo de Pedrolândia, que está hoje fazendo parte dessa história.
Essa ponte é de vocês. Eu vou passar, outros prefeitos vão passar, mas essa ponte vai continuar aqui, beneficiando gerações. Vai ficar para a história. Tenho certeza de que vai alavancar a economia de Pedrolândia e de toda a região.
Por fim, agradeço mais uma vez ao senador Vanderlan, à Câmara Municipal, à primeira-dama, aos prefeitos vizinhos e a toda a população.
Ah, e quase ia esquecendo: essa ponte leva o nome de Francisco Barros – o Seu Nego Barro – uma justa homenagem. Quando eu era criança, com 10 anos, meu pai foi candidato a vice-prefeito ao lado dele. Na época, não foi possível ele ser eleito. Mas hoje, com essa homenagem, a história faz justiça à sua memória. Parabéns a toda a família”, finalizou o prefeito.

Participaram do evento lideranças políticas como a prefeita de Iporá, Maísa Cunha, vereadores, secretários municipais, ex-prefeitos e representantes religiosos. A presidente da Câmara de Ivolândia, Sônia Duarte, destacou a importância da obra para o desenvolvimento local. “É um momento de grande valia para a região. Agradecemos o empenho do prefeito Dr. Júnior e do senador Vanderlan por tornar isso realidade”, afirmou.
A prefeita Maísa Cunha, lembrou da cooperação entre as gestões municipais e afirmou que a ponte é símbolo de superação de obstáculos. “Nós subimos degraus juntos. Essa ponte é o degrau do desenvolvimento econômico para os produtores, trabalhadores e toda a população da região, e todo mérito é do prefeito Júnior pelo empenho e dedicação”, discursou.
Neta do homenageado, a advogada Milene Barros emocionou o público ao relembrar o envolvimento do avô na construção da primeira ponte. “Essa homenagem valoriza o passado e mostra que a história da nossa comunidade segue sendo respeitada”, disse.

O senador Vanderlan Cardoso destacou o esforço conjunto das lideranças locais e reafirmou seu compromisso com a região. “A ponte é resultado de responsabilidade com os recursos públicos e respeito à população. Não escolho cidade pelo número de eleitores, mas pela necessidade e justiça da demanda”, ressaltou.
Durante o evento, Vanderlan também assinou ofício confirmando o empenho de mais de R$ 2 milhões para obras de pavimentação asfáltica em Ivolândia. Em seu discurso, ele reforçou sua atuação como parlamentar voltado à construção de pontes, no sentido literal e simbólico: “Quero ser lembrado como o senador que constrói pontes, não muros.”
A obra é tida como um marco para o progresso regional, impulsionando a mobilidade, a economia local e a integração entre os municípios.

