Viria, mas não vem mais. Em razão do município de Piranhas ter tomado importante iniciativa na área ambiental iria ter o privilégio de receber uma visita presidencial, algo raro nesta região do Oeste Goiano.
Mas isso não aconteceu. Seria nesta manhã de hoje, sexta-feira, 18. Embora antes agendado, o presidente mudou o roteiro. Ao invés do ato ambiental, optou por ir ao Rio de Janeiro, em ato miliar de formação de soldados.
No entanto, alguns ministros devem comparecer para lançar o Projeto Demonstrativo Juntos Pelo Araguaia, que significa um grande espaço para produção de mudas e que visa a recuperação do cerrado brasileiro.
São apenas três centros de produção de mudas no país, sendo um deles em Piranhas. Para entender as razões da visita de ministros em Piranhas, a reportagem do Oeste Goiano conversou com a Secretária Municipal de Meio Ambiente daquele município, Maiara Francielle de Melo Ribeiro, que é iporaense e bióloga de formação.
Ela conta que era ainda o início de 2020 quando eles perceberam a possibilidade de Piranhas se destacar em um projeto que era lançado pelo Governo Federal na área ambiental. Com apoio do prefeito Eric de Melo Silveira, que também é ligado a Iporá, a gestão municipal de Piranhas atuou intensamente em prol deste objetivo.
Com as articulações feitas e toda luta de prefeito e secretária do meio ambiente, Piranhas conseguiu o direito de ser um dos três locais no país para a produção de mudas. Trata-se do primeiro Centro de Desenvolvimento Sustentável do Cerrado no Estado de Goiás. É o terceiro no Brasil.
As obras no local já começaram, a partir de terraplanagem. E então articulou-se a visita do presidente Jair Bolsonaro para lançar a pedra fundamental desse grande projeto que já está em andamento. A previsão é de que em março de 2021 esse Centro já esteja pronto.
Devem estar presentes os ministros: da Tecnologia, Marcos Pontes, do Meio Ambiente, Ricardo Salles e da Agricultura, Tereza Cristina. Com autoridades também estaduais, a exemplo do governador Ronaldo Caiado, haverá o lançamento do Projeto Demonstrativo Juntos Pelo Araguaia.
Este Centro em Piranhas será algo majestoso, amplo e de muita beleza panorâmica, com um local que será de grande produção de mudas para recuperar o cerrado brasileiro, com muito foco nesta bacia do importante Rio Araguaia.