A estiagem prolongada, com chuvas que só agora mostram que vão se intensificar, reduziram volumes de águas em mananciais.
No Córrego Santo Antônio, na barragem de captação de água, a lâmina dágua de sobra é de 3 centímetros.
Isso significa que a chuva chegou em boa hora para aumentar a vazão. A sobra de água não é muita. Essa lâmina de 3 centímetros é a mesma de um ano atrás, na segunda quinzena de outubro de 2019.
A estiagem de 2020 acabou sendo nas mesmas condições de nível de água daquela de 2019. Foi em 2018 que a situação foi pior. Iporá já chegou a faltar água em pontos localizados da cidade.
Os que entendem de captação de água para tratamento e distribuição em cidades, alertam que o início de chuvas não é ainda sinal de que os moradores podem gastar água a vontade, tendo em vista que o resultado de chuvas como reforço ao lençol freático depende de algum tempo. Nesse sentido, o alerta é de que o uso da água ainda seja feito com moderação.
As chuvas chegam em boa hora para garantir o abastecimento de água, mas ações definitivas em favor do volume de águas teriam que ser no conjunto da bacia do Córrego Santo Antônio, com ações ambientais que tem a ver com revegetação de margens e construção de bacias de captação, além de outras medidas, para que as águas da chuva sejam absorvidas de forma profunda e definitiva pelo solo. Essas ações ambientais não tem sido feitas.