Este 22 de março de 2016, terça-feira, foi ocasião de mais um ato ambiental do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva. Assim como em anos anteriores, alunos e professores foram às ruas em caminhada. É que a data é o Dia da Água.
Somou-se ao Colégio Ariston, ingressando à caminhada, Senac, Secretária de Saúde, Igreja Católica, Saneago e grupo de Agentes Jovens, coordenado pelo professor Alex Rios. Nesta manhã, nas ruas principais do centro de Iporá, passou a caminhada, com mensagem em locução de carro de som.
Na Praça da Igreja Católica os manifestantes plantaram duas mudas: Jacarandá e Ipê. A manifestação foi aproveitada também para lembrar sobre o combate ao mosquito transmissor de doenças e pedir a colaboração da comunidade.
O Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva tem um histórico de luta em favor da causa ambiental. Lá, é desenvolvido o Projeto Gota a Gota que aproveita a água de aparelhos de ar condicionado. A instalação do pluviômetro na escola é outra atividade que tem por propósito ensinar os estudantes a medir e estimar a precipitação mensal. Essa é aula prática.
Quanto a água a diretora do Colégio Ariston, Silvânea Toscana, disse que é sempre oportuno enfatizar que esta faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Por tudo isso são importantes as mensagens educativas que alertem a todos os habitantes do planeta.