Nesta terça-feira, 20, voltou a ter incêndio de grande proporção no lixão de Iporá, ao ponto do grande volume de fumaça afetar o setor ao lado (Vila Brasília) e ser percebida essa fumaça até do centro da cidade, de onde pode-se ver nos céus o resultado do fogo no lado sudeste da cidade. O lixão fica nas margens da estrada de saída para Ivolândia.
A reportagem do Oeste Goiano esteve no local. Ouvimos de uma pessoa que lá trabalha em reciclagem que disse que acredita que o fogo surgiu porque está havendo por parte dos próprios que lá se dedicam a busca de objetos úteis, a prática de colocar fogo para facilitar a localização de outros objetos em camadas mais profundas. Ocorre que, colocam fogo, mas perdem o controle disso.
Desta vez, o incêndio é de grande proporção, inclusive, em pneus, um tipo de lixo que só se consome com muito tempo de combustão, causando intensa fumaça.
Embora tenha tido ação recente da Secretaria de Obras no local, o que deveria ser um aterro sanitário ainda não é. Não se fez valas suficientes para aterrar todo lixo de Iporá que para ali é levado. Se tivesse tudo aterrado em valas, não haveria ambiente para incêndio. Ainda tem muitos montes de lixo a céu aberto.
A prefeitura Municipal de Iporá informou em nota que imediatamente encaminhou maquinários para a região e iniciou-se ações ao combate às chamas, como aceiros e utilização de água através de caminhões pipas. Foi registrado Boletim de Ocorrências junto a Polícia Civil do Município bem como ao Corpo de Bombeiros de Iporá, que também esteve presente na área para combater as chamas. A reportagem está buscando contato com o Corpo de Bombeiros para ouvir sobre eventual ação desta corporação no local.