Em reportagem de Vandré Abreu, publicada no jornal O Popular, é mostrado o resultado de estudo em que cidades estão ameaçadas com o abastecimento de água. Dentre estas cidades está Iporá.
O estudo mostra que em áreas importantes o desmatamento do cerrado avançou para dar lugar a pastagens ou lavouras de soja. No caso de Iporá, onde já existiam pastagens, o ambiente rural agora é de sojicultura.
O estudo feito faz parte da dissertação de mestrado do engenheiro ambiental Tiago Miranda Dantas, do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (Ciamb) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O pesquisador utilizou dados a partir da plataforma MapBiomas das bacias de captação da Saneago, a companhia estatal de abastecimento que atua em 225 cidades goianas. Com isso, houve a consolidação dos resultados sobre os processos de antropização e reflorestamento dentro das áreas de bacias de captação, a partir da análise da alteração de uso e cobertura da terra.
Com a premissa de que os processos de ocupação das bacias hidrográficas está relacionada aos modelos econômicos de uma região, foi feito um recorte para análise da situação de abastecimento de água.
O estudo conclui que os resultados apresentaram que as áreas mais críticas são ocupadas, em sua maioria, por áreas de soja, sendo que bacias que apresentam significativa preservação da vegetação é devido a implementação de políticas públicas de inserção de parques e áreas de preservação.
No caso de Iporá, a área da bacia do córrego que abastece a cidade não é local de parques e áreas de preservação com políticas públicas efetivas. Enquanto isso, o plantio de soja avança naquela localidade de bacia do córrego Santo Antônio.
Além de Iporá, outras cidades da região estão nesta lista de ameaça por causa de desmatamento do cerrado. São elas: Aragarças, Arenópolis, Aurilândia, Baliza, Bom Jardim, Britânia, Buriti de Goiás, Cachoeira de Goiás, Córrego do Ouro, Diorama, Doverlândia, Fazenda Nova, Israelândia, Jaupaci, Montes Claros de Goiás, Moiporá, Novo Brasil, Piranhas e São Luís de Montes Belos.