Na manhã deste sábado, 10 de dezembro, ocorreu o 5º Dia do Voluntariado no Parque Municipal Ecológico de Iporá (Nascente Grota Seca) com o coroamento e o plantio de mudas nativas do bioma Cerrado.
Participaram do evento estudantes do Colégio Ariston Gomes da Silva: Álvaro Henrique Silva Pires, Guilherme Borges Machado, Leandro Leão De Oliveira, Lucas Alvino Silva Pires, Matheus Alves da Silva e Mateus Silva Gomes , sob a coordenação do professor Alex Batista Moreira Rios, que há mais de um ano vêm contribuindo expressivamente com o processo de recuperação desta Unidade de Conservação municipal, o qual, até o ano de 2012, era utilizado para pastagem bovina.
As mudas são das seguintes espécies: barriguda, baru, angico, chichá, lixeira, jatobá, cajuzinho, cagaita e ingá. O mutirão também contou com a colaboração de seu fundador Oívlis Morbeck, a professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Iporá, Viviane Specian e as acadêmicas do terceiro ano desse curso de graduação: Letícia Mireli M. Itacaramby, Luana Santos de Carvalho, Ângela Mendes Serafim, Érika Cristina S. Valadão, Bruna Rosa de Oliveira e Andressa Rodrigues de Carvalho da Silva.
Além do plantio de trinta e seis (36) mudas, os participantes realizaram o coroamento de muitas mudas plantadas em mutirões e eventos anteriores. Aos poucos, o parque vai se recuperando de décadas de ocupação por pastagens. No entanto, é preciso que os iporaenses se envolvam mais nesse tipo de iniciativa, pois a recuperação de áreas do Cerrado proporciona benefícios para todos, como a melhoria da qualidade do ar, aumento da proteção do solo, nascentes e cursos d’água e reduz o risco de espécies nativas desaparecerem.
Faz-se necessário, além da participação da sociedade, políticas públicas na área socioambiental, como a criação da Secretaria do Meio Ambiente, a inclusão de matéria socioambiental na grade curricular das escolas públicas municipais e instalação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.