Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Nove anos de Parque Ecológico de Iporá: da ideia à concretização

Há nove anos, mais precisamente em 07 de setembro de 2010, dava-se início pelo serventuário da justiça Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza ao projeto acadêmico de conclusão do curso de Pós-Graduação em Responsabilidade Social e Ambiental, pela UniEvangélica de Anápolis, denominado “RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NASCENTE GROTA SECA”, que culminou com a criação do PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO DE IPORÁ (NASCENTE GROTA SECA), criado em 17 de maio de 2012, através da Lei nº 1.501, com área de 14.018,35m².

Depois do primeiro plantio de mudas na área que culminou criação do parque, em outubro de 2010, estima-se que existam atualmente, em fase de crescimento, das plantadas, aproximadamente 1.500 mudas, de 60 espécies diferentes, todas do Domínio Morfoclimático do Cerrado e nativas da área do parque e da região do município de Iporá.

Conforme uma das imagens em anexo, tirada na tarde de 8 de setembro de 2019, percebe-se 4 espécies de Mutum, significando que, aos poucos, a fauna vem repovoando a área.

Muito ainda precisa ser feito no parque, como plantio de mais mudas, sistema de contenção de erosão e construção de infraestrutura indispensável para receber visitas da comunidade local e regional, bem como da comunidade científica, acadêmica e escolar.

Mesmo com todas as dificuldades e adversidades enfrentadas pelo parque, ele é um bom exemplo a ser seguida pelo poder público, quando se fala em recuperação de área degradada com baixo custo.

Espera-se que num futuro próximo o parque receba das autoridades públicas municipais a atenção necessária para torná-lo acessível à comunidade local e regional, especialmente para visitação.

Oívlis está em fase final de elaboração de documento a ser impresso pela Editora Oeste Goiano, abordando a história do Parque Municipal Ecológico de Iporá, faltando apenas alguns ajustes e espera-se ainda para este ano sua publicação.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

3
Temporada de mangas pede atenção redobrada com a rede elétrica
juntos-pelo-araguaia-site
Vote no Programa Juntos Pelo Araguaia em enquete da COP30
WhatsApp-Image-2025-10-29-at-06.19
NT desmente boatos sobre escassez de água em córrego
IGREJA
Chuvas pontuais atingem Iporá, Cachoeira Alta e Bom Jesus de Goiás
WhatsApp-Image-2025-10-17-at-08.58
Estudo identifica 107 espécies de plantas no Morro do Macaco
3
Temporada de mangas pede atenção redobrada com a rede elétrica
juntos-pelo-araguaia-site
Vote no Programa Juntos Pelo Araguaia em enquete da COP30
WhatsApp-Image-2025-10-29-at-06.19
NT desmente boatos sobre escassez de água em córrego
IGREJA
Chuvas pontuais atingem Iporá, Cachoeira Alta e Bom Jesus de Goiás
WhatsApp-Image-2025-10-17-at-08.58
Estudo identifica 107 espécies de plantas no Morro do Macaco