Há oito anos, exatamente em 07 de setembro de 2010, dava-se início pelo serventuário da justiça Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza ao projeto acadêmico de conclusão do curso de Pós-Graduação em Responsabilidade Social e Ambiental, pela UniEvangélica de Anápolis, denominado RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NASCENTE GROTA SECA, que culminou com a criação do Parque Municipal Ecológico de Iporá, criado em 17 de maio de 2012, através da Lei nº 1.501, com área de 14.018,35m².
Neste pequeno espaço de tempo, de 8 anos, após seu isolamento e plantio de mudas a partir de outubro de 2010, a Nascente Grota Seca produz água de forma constante, perene, mesmo com a longa estiagem deste ano.
O Parque Municipal Ecológico (Nascente Grota Seca) é um bom exemplo a ser seguida pelo poder público, quando se fala em recuperação de área degradada e gesto concreto para, se não revolver ao menos mitigar, aliviar a triste constatação que vem ocorrendo com os córregos, riachos, rios e nascentes na região de Iporá e do Oeste Goiano.
O parque tem recebido atenção de uma parte da sociedade e da comunidade acadêmica e científica, especialmente de alunos e professores da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus de Iporá, porém não tem conseguido atrair atenção e investimento do poder público municipal.
Na área do parque existem espécies, árvores, com mais de 8 metros de altura, como o chichá, angico e embaúba, plantadas em outubro e novembro de 2010.
O parque não está aberto à visitação e caso não seja aplicado recursos para construção de infraestrutura continuará sem poder receber visita da sociedade, estando restrito o acesso a uma pequena parcela da sociedade, que são professores, acadêmicos, colaboradores, pesquisadores e às vezes, algumas pessoas da sociedade quando da realização de evento no parque.
Neste ano eleitoral espera-se que o eleitor avalie e escolha candidatos envolvidos com a causa socioambiental, para elegermos representantes que façam mais pelo meio ambiente e especialmente pela água, elemento essencial e imprescindível para a vida.