A Pastoral do Meio Ambiente, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Iporá, em reunião ordinária ocorrida no dia 12 de março de 2015, aprovou a continuidade do projeto de separação de parte do resíduo sólido que será produzido na 69ª Romaria da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, entre abril e maio, como forma de conscientização socioambiental informal e geração de renda. O material separado será encaminhado à ATREC (Associação de Trabalhadores em Reciclagem de Lixo de Iporá), que fará a destinação e comercialização do produto.
A romaria tem atraído a cada ano mais fiéis, sendo a terceira maior festa religiosa do Estado de Goiás. Com o aumento do fluxo de pessoas produz-se mais lixo, que é descartado incorretamente, causando transtornos para a comunidade, a limpeza pública e a saúde pública.
Em 2014 o projeto conseguiu reciclar e evitar o descarte no lixão, que polui o solo, o subsolo e o ar, o correspondente a 1.240 unidades de garrafas pet, além de iniciar o processo de conscientização socioambiental, correspondendo a expectativa do grupo.
A proposta,da Pastoral do Meio Ambiente,de separação de parte do resíduo sólido na 69ª romaria será encaminhado, via ofício, para apreciação do Conselho Administrativo Paroquial-CAP, que reunirá no mês de abril, mas acredita-se em sua aprovação, pois vai de encontro a projeto pastoral da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, da Diocese de São Luís de Montes Belos e da CNBB.