Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Pesquisa da UEG mostra baixa umidade do ar em Iporá

Nesta época do ano (Agosto/Setembro) a falta de chuva contribui para o registro de valores de umidade bem abaixo dos 30%, considerado pela Organização Mundial de Saúde – OMS como o valor mínimo ideal para a saúde humana.

A pesquisa de mestrado desenvolvida pelo Professor Pesquisador Ms. Washington S. Alves, do curso de Geografia da UEG-Câmpus de Iporá, estudou o clima urbano de nossa cidade. A pesquisa consistiu na coleta e análise de informações sobre a temperatura e umidade relativa do ar em 6 pontos localizados na área urbana e rural. O P1 (Chácara Pindaíba); P2 (Câmpus da UEG); P3 (Secretaria Regional de Saúde (Próximo ao córrego Tamanduá e a Mata do Profº Rui); P4 (Vila Itajubá I); P5 (Centro Comercial); P6 (Bairro Mato Grosso).

Os resultados alertaram que nos meses de agosto e principalmente em setembro são registrados os menores valores de umidade relativa do ar na cidade (8 a 13%), entre o horário das 13h e 14h30m. O menor valor (8%) foi registrado nos pontos P2 (UEG) e P5 (Centro Comercial) (Figura 1). Os valores são muito baixos e significa estado de alerta, pois de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a umidade acima dos 60% é classificada como ideal para a saúde humana e abaixo dos 30% como não adequada.

 

A baixa umidade associada a poluição do ar, a poeira e a fumaça produzida pelas queimadas contribui para o aumento de doenças respiratórias principalmente em crianças e idosos (que possuem um organismo mais frágil). Portanto, segundo a OMS, alguns cuidados podem ser tomados para minimizar os efeitos da baixa umidade: a) As pessoas devem tomar água periodicamente para manter seu organismo hidratado; b) A noite, quem não possui umidificador pode amenizar os efeitos da baixa umidade colocando toalha molhada na cabeceira da cama ou colocar água em vasilhas dentro dos quartos; c) Não praticar exercícios físicos em horários de maior intensidade da radiação solar; d) Usar hidratante, protetor labial e roupas leves.

 Figura 1 – Umidade relativa do ar mínima absoluta no mês de setembro (2013) entre os horários de 13h e 14h30min

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2026-06-02-at-06.31
Cidade em lista das que estão com lixão irregular
4-73
5ª Soltura de Peixes une tradição e preservação em Ivolândia
WhatsApp-Image-2026-05-18-at-11.51
Chega aos 14 anos o Parque Municipal Ecológico de Iporá
1-91
PCHs Rênic e Tamboril apresentam planos de emergência
1-45
Município reforça combate a queimadas no período seco
WhatsApp-Image-2026-06-02-at-06.31
Cidade em lista das que estão com lixão irregular
4-73
5ª Soltura de Peixes une tradição e preservação em Ivolândia
WhatsApp-Image-2026-05-18-at-11.51
Chega aos 14 anos o Parque Municipal Ecológico de Iporá
1-91
PCHs Rênic e Tamboril apresentam planos de emergência
1-45
Município reforça combate a queimadas no período seco