Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar. E nem precisa ‘pegar no pesado’ para isso. Na verdade, é até mais fácil do que se imagina.
A cidade de Iporá tem um problema crônico de limpeza pública e que está ai, diante dos olhos de todos, exatamente porque as pessoas não colaboram. Não basta a Prefeitura agir. É preciso da participação de cada um. Por exemplo, ao evitar o descarte inadequado, seja em vias, terrenos e canais você exerce um ato de cidadania e contribui com a manutenção da limpeza urbana.
Ao incorporar essas atitudes em seus hábitos para o dia a dia, o cidadão minimiza dois grandes problemas quando o assunto é limpeza urbana.
Lembre-se: você é o primeiro a ganhar com a limpeza, mas é também o primeiro a perder quando promove a sujeira. Sejam o papel e o plástico, que entopem bueiros e provocam inundações, ou os restos de obra ou de reforma, que são descartados inadequadamente em praças e esquinas.
Mas há outras e mais vantagens para todos quando há evitamos o descarte inadequado. Os custos do poder público com a limpeza urbana podem diminuir e, assim, parte dos recursos pode ser aplicada em outras áreas, como saúde, educação, cultura e infra-estrutura. Pense nisso, antes de jogar lixo no chão.
Um grande número de pessoas em Iporá descartam restos de construções nas ruas. Isso é crime ambiental. Em casos de obras (construções ou reformas) faça a locação de containers. Que todos colaborem para que a bela Iporá seja realmente bela!!!