Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Recurso de R$ 40.000,00 do Capes permitirá à UEG estudo sobre a água

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Iporá – teve aprovado junto ao Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) um projeto com dotação orçamentária de quarenta mil reais (R4 40.000.00) para aplicação, ainda neste ano de 2016, em um estudo sobre a água no município. Isto vai permitir que professores e alunos da área de geografia se dirijam às comunidades rurais para fazer estudo sobre este importante assunto.

Objetivos

– Elaborar a aplicar de forma interdisciplinar material didático referente ao tema água junto a alunos do Ensino Fundamental (2ª fase) e Médio, propiciando a formação de cidadãos críticos e sabedores da real necessidade de preservar esse recurso e que estes se sintam como parte do ambiente onde vivem.
Objetivos Específicos:
– focar na avaliação da dimensão da água como recurso “não renovável” e fundamental para a nossa sobrevivência;
– entender aspectos biológicos e ecológicos a respeito da água;
– conhecer a respeito do tratamento químico e biológico da água que consumimos e seu percurso da natureza até chegar aos domicílios;
– compreender o ciclo da água na natureza;
– aplicar conhecimentos matemáticos sobre unidades de medidas, áreas, volume, porcentagem, dentre outros;
– produção de materiais didáticos que permitam avaliação de aspectos da natureza envolvendo diferentes áreas do saber;
– produção de materiais que tenham alcance local, regional e nacional – o material poderá ser usado para diferentes ambientes/ecossistemas;
– produção de kits de avaliação rápida do ambiente, adaptação do protocolo de avaliação rápida de Callisto et al (2002);
– aprender a medir vazão de pequenos cursos d’água e correlacionar com o consumo de água para atividades do dia-a-dia
– produção de material para medir a quantidade de chuvas e sua distribuição no espaço;

Dissertação sobre o projeto

O uso indiscriminado da água para as atividades humanas vem provocando o esgotamento desse recurso, essencial a vida. No imaginário popular dos brasileiros a falta de água só ocorria no semiárido da Região Nordeste do Brasil, mesmo que em muitas cidades de todo o Brasil é recorrente a falta água tratada e encanada para muitas residências. O problema se agravou e nos dias atuais falta água tratada para as grandes regiões metropolitanas no Brasil, a população sentiu que a água é um bem “esgotável” e não apenas os sertanejos da região nordeste sofrem pela falta desse recurso.
Para os pequenos municípios do Brasil a falta de água tratada na época da seca é comum. Para contribuir com a mudança de atitude da sociedade em relação ao tema água é necessário investir em educação. Neste projeto estão apresentadas propostas para produção de materiais didáticos relacionados ao tema água para uso no cotidiano escolar. O projeto envolve a produção/participação e uso de materiais didáticos para medir vazão de pequenos córregos, avaliação do nível de conservação das margens e nascentes dos rios, medidas de chuva e contextualização do ciclo hidrológico e jogos para discutir a responsabilidades da sociedade para a preservação do recurso – água, além de produção de vídeos com a sequência de confecção e uso dos materiais didáticos. Na execução do projeto estão previstas uma série de testes para aplicação.

Pessoal Envolvido

Coordenadores e Acadêmicos dos Sub Projetos PIBID das áreas de Matemática, Ciências Biológicas e Geografia e Coordenação de Estágio;
Escolas do ensino Fundamental e Médio do Município de Iporá, sobretudo aquelas ligadas aos subprojetos PIBID (ainda serão contactadas).

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-11-22-at-06.18
Audiência da água: críticas à gestão atual e expectativa de ações
parque-ecologico-de-ipora
Feriado de ato ecológico com 200 mudas plantadas no Parque
WhatsApp-Image-2024-11-13-at-11.06
Este feriado de 15/11 será dia de voluntariado pelo Parque Ecológico
WhatsApp-Image-2024-11-13-at-05.15
Estudantes usam mídia digital em defesa do meio ambiente
WhatsApp-Image-2024-10-31-at-06.24
Sindicato Rural dá largada em cursos de recuperação de nascentes
WhatsApp-Image-2024-11-22-at-06.18
Audiência da água: críticas à gestão atual e expectativa de ações
parque-ecologico-de-ipora
Feriado de ato ecológico com 200 mudas plantadas no Parque
WhatsApp-Image-2024-11-13-at-11.06
Este feriado de 15/11 será dia de voluntariado pelo Parque Ecológico
WhatsApp-Image-2024-11-13-at-05.15
Estudantes usam mídia digital em defesa do meio ambiente
WhatsApp-Image-2024-10-31-at-06.24
Sindicato Rural dá largada em cursos de recuperação de nascentes