A Pequena Central Hidrelétrica – PCH Rênic, recebeu da SECIMA/GO, no último dia 03 de março, a Licença Ambiental de Funcionamento. Assim, a partir do dia 08 de abril, foi iniciado o enchimento do seu lago, no rio Bonito, na divisa dos municípios de Palestina de Goiás e Arenópolis, procedimento já finalizado. A beleza cênica deste novo lago já poderá ser vista e incorporada à vida da região, sendo o mais importante marco desta nova usina hidrelétrica.
Com o lago cheio, será iniciado o comissionamento de todo o sistema de geração da energia, inclusive, da operação das turbinas e geradores, com potência instalada de 16,0 MW, que poderá atender uma população de cerca de 100 mil habitantes.
Esta energia, somada à produzida por outras PCHs da região, possibilitará a redução do uso das usinas termelétricas no Estado, reduzindo o custo de geração de energia elétrica e trazendo benefícios ao meio ambiente.
O processo do enchimento do lago da PCH Rênic não trouxe prejuízos à vazão do Rio Bonito, e com sua finalização, foi retomada a vazão habitual do Rio, conforme definido na Licença Ambiental de Funcionamento., Técnicos realizaram visitas aos moradores da região comunicando sobre essa nova etapa da usina, e as Prefeituras e demais órgãos pertinentes dos municípios envolvidos, inclusive, o Corpo de Bombeiros de Iporá foram comunicados. Além disso, em atendimento ao compromisso social da PCH, houve massiva divulgação à população na mídia local.
Assim, todas as ações de segurança foram tomadas para que todo o processo de enchimento do lago fosse realizado com sucesso. As equipes de biólogos e técnicos especializados atuaram no resgate da fauna no momento do enchimento do reservatório, sendo este trabalho estendido, ainda, por um período de sessenta dias após o enchimento.