Sem que as chuvas se intensifiquem, a crise hídrica que é generalizada na região e que é mais preocupante na bacia do Córrego Santo Antônio, é preocupante ao ponto do técnico ambiental Derick Martins Borges de Moura afirmar que a Saneago, empresa encarregada do abastecimento de água em Iporá, devia fazer uma campanha para exortar aos moradores da cidade por economia de água.
Derick, que além de técnico, é fiscal ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, visitou a barragem da Saneago no Córrego Santo Antônio e mais uma vez a fotografou, com a constatação de que a água que flui naquela altura do manancial está sendo toda absorvida pela tubulação da Saneago para ser encaminhada rumo à Estação de Tratamento. Não sobra água. Para o técnico, essa situação pode ser agravada nos próximos dias, já que a temporada de chuvas ainda não está consolidada. Em função disso, sugere que a Saneago faça campanha pela economia de água em Iporá.
Enquanto isso, na Câmara Municipal, tramita o projeto que vai permitir ao Poder Executivo fazer gastos na bacia do Córrego Santo Antônio para que os produtores rurais possam proteger nascentes e margens. Cercas, curvas de nível e bacia de captação de água ao longo de estradas, são meios para que haja uma recuperação ambiental que resulte em aumento das águas do córrego que abastece Iporá.