Grandes nomes da literatura brasileira participam do 1º Encontro Literário do Oeste Goiano

23/03/2017
encontro-literario-comeca-hoje23032017.jpg

Tudo pronto na Mansão Verde para Feira do Livro e Oficinas Literárias

Escritores como Luiz Ruffato, Edson Aran, Edival Lourenço, Aidenor Aires e Ademir Luiz estão em Iporá no I Encontro Literário do Oeste Goiano que acontece desde esta quinta-feira, 23 e que estende-se até sábado, 25 de março. O evento tem por objetivo a criação literária e incentivo à leitura, com repercussão direta em 9 municípios do Oeste Goiano, e, indiretamente, em todo o Estado.


A iniciativa é do grupo de comunicação Oeste Goiano, liderado pelo escritor e empresário Valdeci Marques, com patrocínio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, dentro de sua política de interiorização das ações culturais. Iporá é uma das cidades mais efervescentes em termos de Cultura do interior do Brasil, com destaque especial para o segmento literário, mas também com relevo na cultura popular e na música.


A iniciativa deste Encontro reafirma a tradição cultural da cidade, consolidando a vocação para a cultura da região, que vem aflorando há décadas. Vale a pena lembrar que Iporá ficou imortalizada pela crônica de1958, Sizenando, a vida é triste, de Rubem Braga, o maior cronista do País.


SOBRE OS PARTICIPANTES DO ENCONTRO:


Luiz Ruffato
Jornalista e escritor mineiro, Luiz Ruffato é um dos escritores brasileiros mais conhecidos e estudados da atualidade, tem vários livros publicados, como os romances “De mim já nem se lembra” (2007), “Estive em Lisboa e lembrei de você” (2009) e “Flores artificiais” (2014). Mas seu livro mais conhecido é, com certeza, “Eles eram muitos cavalos”. O autor já recebeu vários prêmios, como APCA, Jabuti, Machado de Assis e Casa de las Américas. Fora isso, seus livros foram traduzidos e estão publicados em Portugal, França, Itália, Argentina, Colômbia, México, Cuba, Estados Unidos, Finlândia, Alemanha e Macedônia.


Edson Aran
Edson Aran é escritor, roteirista, jornalista e cartunista. É ex-editor da revista Playboy e também dirigiu as publicações Sexy e Vip, tendo vencido o Prêmio Abril de Jornalismo por duas vezes. Desde 2013, se dedica à literatura e publicou mais de dez livros, sendo o mais conhecido “O amor é outra coisa”, que reúne alguns de seus melhores tuítes envolvendo o meme criado por ele e que se tornou um dos mais populares da rede social.


Edival Lourenço
Edival Lourenço é um dos mais importantes escritores da história da literatura goiana. Tem 13 livros publicados, com destaque para “A centopeia de neon”, que recebeu o prêmio nacional de romance do Paraná, e “Naqueles morros, depois da chuva”, que recebeu os prêmio Jabuti de 2012, na categoria romance. Lançou em março de 2015 o volume de Poesia Reunida, em 2016 lançou Animal Sinistro, ensaios sobre meio ambiente e comportamento social.


Ademir Luiz
Ademir, que é professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), é doutor em História e pós-doutor em Poéticas Visuais e Processos de Criação. Em 2009, foi indicado ao Prêmio Capes de Teses. Como escritor, venceu o Prêmio Cora Coralina em 2002, o Troféu Goyazes em 2013 e o Prêmio Hugo de Carvalho Ramos em 2014.


Aidenor Aires
Aidenor é baiano, mas mora em Goiás e pertence à Academia Goiana de Letras (AGL) e já ganhou vários prêmios, entre eles o Fernando Chinaglia e o Bienal Nestlé de Literatura Brasileira. Seus poemas já foram traduzidos para o espanhol e para o francês.


DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Local: Mansão Verde — Iporá
Contato: 64 9 8424-3091


23/03/2017 (quinta-feira) 20h
O papel da literatura na história universal, com o escritor Edson Aran


24/03/2017 (sexta-feira) das 9h às 12h
Criação literária em prosa, com o escritor Edival Lourenço


24/03/2017 (sexta-feira) das 14h às 17h
Criação literária em poesia, com o escritor Aidenor Aires


24/03/2017 (sexta-feira) das 19h às 22h
Expressão literária nas redes sociais, com o escritor Ademir Luiz


25/03/2017 (sábado) das 14h às 17h
Literatura, representação simbólica e formação da identidade, com o escritor Luiz Ruffato

O que achou dessa Notícia?
6 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

1 comentário

  • Lizi Dalenogari 24/03/2017

    Um evento lindíssimo, muito bem organizado e de uma importância para a cidade de Iporá e região que só o tempo irá dimensionar. Não deixem de prestigiar. Quem aprecia a leitura abre um leque de conhecimento que o levará para aonde quiser ir. Recomendo!!

Comente