Iporaense é selecionado para publicação de obra pelo Fundo de Cultura

01/04/2014
valdeci-marques-materia.jpg

Valdeci Marques: Autor iporaense selecionado pelo Fundo Estadual de Cultura

Dentre os 269 projetos aprovados para obter patrocínio do Fundo Estadual de Cultura e que foram divulgados nesta terça-feira, primeiro de abril, está o de um iporaense: Valdeci Marques. É na área de literatura, um livro cujo título é “SINCERAMENTE: CRÔNICAS QUE SÃO CISMAS PALPITANTES COMO VERDADES”. Será publicado com custos do Fundo, cujo valor total investe 13, 5 milhões de reais em projetos culturais. O valor do projeto do iporaense é de 20 mil reais.


Foram milhares de goianos que inscreveram projetos em todas as áreas: música, literatura, teatro, dança, fomento ao circo, audiovisual, artes visuais, etc... Para se chegar aos 269 escolhidos atuou o Conselho Estadual de Cultura, escolhendo os melhores trabalhos em cada área. Valdeci Marques obteve a segunda melhor nota na sua área: Fomento à Literatura / Publicação de Livro Inédito de Autor Édito.


Havia em disputa outros projetos de artistas iporaenses, bem como um da Prefeitura para restauração da sua casa museu. Valdeci Marques, iporaense selecionado para publicação de livro, conta que sua obra compreende uma coletânea de dezenove crônicas, nas quais faz sincera e corajosa reflexão sobre temas diversos: religião, vida, morte, amigos, amor, lazer, medo e comportamento humano em geral.


Serão publicados mil exemplares. A partir de agora, inicia-se o procedimento para execução de todos os 269 projetos culturais. Cada beneficiado abre uma conta para depósito do recurso público. Após consumado o projeto e levado ao público, é obrigatório que cada artista preste contas das despesas junto ao Fundo Estadual de Cultura.


Na opinião de Valdeci Marques esse primeiro edital de Fundo para a Cultura é algo inovador e que brinda o meio artístico e cultural goiano com algo excelente e nunca visto. Os 13,5 milhões investidos pelo governador Marconi Perillo em projetos culturais significarão muito para o segmento. Na opinião do autor, também está de parabéns a gestão de Gilvane Felipe, secretário de cultura, de dar liberdade para que o Conselho Estadual de Cultura escolha soberanamente os melhores projetos a serem contemplados.

Relação dos Projetos Aprovados
http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2014-04/resultado-final---edital-1-2013---fundo-cultural.pdf

O que achou dessa Notícia?
26 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

8 comentários

  • Antonio Goeldi Goyará 12/04/2014

    Grande Valdeci...Parabéns...Conheço tua luta , vc merece...sucesso amigo.
  • Isabel Barbosa 02/04/2014

    Parabéns Valdeci Marques! É bom ver iporaenses despontando! Feliz também pelo Gira e Eros Trovador!
  • Elias Rocha 02/04/2014

    Valdeci foi sempre um incentivador do meio cultural em Iporá, desde quando era Secretário da Cultura, há 20 anos. Agora, por mérito, recebe um prêmio motivador. Parabéns também aos demais premiados.
  • Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza 02/04/2014

    Parabéns Valdeci Marques. Ficamos muito felizes e orgulhosos com a escolha do seu trabalho. Que sirva de incentivo a outras pessoas, para perseverarem no sonho de escreverem um livro e tê-lo publicado.
  • Miltim Junior 01/04/2014

    Muito orgulhoso de vc
  • Auxiliadora Guimaraes 01/04/2014

    Parabéns ao Valdeci Marques! Qto ao Jornal Oeste Goiano,porque não divulgou o nome dos outros artistas e projetos iporaenses que também foram aprovados? Eros Trovador,um projeto;Gira Festival de Arte(que também foi idealizado por Eros Trovador),dois projetos?! Por que não deram a notícia completa? Ou estes não são merecedores de aplausos assim como o Valdeci?
  • João Batista Da Silva Oliveira 01/04/2014

    Fiquei mesmo sabendo deste livro que vem sendo minuciosamente trabalhado. E Iporá e toda região oeste precisa disso. De pessoas que criem sentido, referência e identidade por meio de suas narrativas, histórias de vida e fazeres. Tive a alegria de trabalhar com você no Jornal Oeste Goiano e a julgar pelo que aprendi (um aprendizado intensivo), tenho certeza que este livro trará uma grande contribuição para história de Iporá e servirá como referência para outras obras e outras iniciativas assim como tem sido o site oeste goiano. Parabéns pela conquista e tenha um bom trabalho!
  • Cleudes Alves da Fonseca 01/04/2014

    Parabéns; Valdeci Marques. A nossa cultura precisa de pessoas como você e de muitos outros Artistas e escritores nossos, para que dê continuidade as nossas raízes e História. E muito bom ver o governo de Goias investindo, 13,5 milhões em projetos culturais e em outras áreas. Parabéns a você, e ao Fundo Estadual de Cultura...

Comente