Conto aqui uma história que começa a dar frutos. Relembro que a partir da ideia e do sonho de dois filhos de Iporá-Go e que tiveram contato com essa frondosa arvore em uma propriedade adquirida em 1986 em Campinápolis – Mt, nasce à ideia da implantação dessa cultura na região, após o regresso de meu pai Joaquim Ferreira Bernardes a Iporá – Go, e depois de morar por 16 anos em Campinápolis – Mt e com nosso apoio que sou seu filho mais velho, que mesmo morando em Goiânia – Go, nós dois decidimos visitar a região de Goianésia e Barro Alto – Go, polo produtor de Látex da Seringueira e após varias visitas decidimos procurar apoio para a implantação dessa cultura na região.
Após esse trabalho, é feito no dia 28 de Outubro de 2008, na AABB de Iporá um evento voltado para o plantio de florestas e no evento foi apresentado 4 tipos de florestas – Seringueira – Eucalipto – Frutos do Cerrado e Mogno Africano, sendo que a atividade que se consolidou e tomou corpo através do associativismo foi o do plantio da seringueira.
Logo após os idealizadores do projeto fizeram vários outros encontros diretamente com os produtores rurais a exemplo da região do Jacaré – Buriti – Jacinopolis – Jacuba e ate mesmo na Câmara Municipal.
Teve o início do plantio em 2010 através do Senhor Dorivaldo (Doro) que plantou na sua pequena propriedade 450 mudas e aumentadas para 2.000 depois.
Logo em seguida em 2012 foi feito uma parceria através da associação dos Heveicultores (Seringueira) e o polo de Goianésia-Go. Parceria essa que não se consolidou e sendo sua consolidação com um grande produtor de Itapaci – Go, o Sr. João Seringueiro e que é irmão do Dr. Vicente, fundador do Instituto Federal de Iporá e atual reitor de Goiás.
E seguindo foi plantado na Fazenda Jacaré através dos senhores Bartolomeu Ferreira Bernardes e Adão Rosa Oliveira num total de 4.500 arvores.
E já no ano de 2013 – na região do Jacinópolis, a 2 km das Águas Claras, foi efetuado o plantio na minha propriedade de 4.000 arvores.
Esse é um breve histórico do trabalho de implantação da ideia e hoje já passamos pelo processo de implantação, manutenção e iremos consolidar de fato com o início da extração no próximo ano (2018).
Somos gratos inicialmente a DEUS, as nossas famílias que nos apoiaram e participaram ativamente do processo, as instituições e aos que resolveram participar dessa empreitada de revitalização do meio ambiente, não só apoiando e sim pagando o preço de optarem e em fazer suas plantações.
Nossa Visão:
Criar uma fonte de renda extra para o pequeno produtor e a da geração de empregos.
Nossa Missão:
Colaborar com a preservação do meio ambiente através da recomposição de áreas degradadas por meio das Reservas Legais.
Nosso Objetivo:
Alcançar o maior número possível de pessoas disposta e engajadas na recuperação do meio ambiente que hoje não é só um dever e sim uma necessidade, levando principalmente em conta a crise que vivenciamos na falta de agua e que se não forem tomadas medidas urgentes se agravara ainda mais.
E nesses nove anos plantamos muito mais do que o total apresentados, porem nem todos os plantios se consolidaram. Mas hoje temos o orgulho de dizer que temos mais de 9.500 arvores plantadas e que iniciaram sua extração no segundo semestre de 2018, onde além do caráter ambiental terão seus sustentos ampliados.